Qual é o correto o logo ou a logo?

Perguntado por: atavares . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 8 votos

Os dois estão corretos! Falamos o logo quando nos referimos ao logotipo (substantivo masculino) e a logo quando falamos da logomarca (substantivo feminino). Não se preocupe se escutar alguém falando diferente de você!

Logomarca, ou simplesmente logo, é a representação gráfica do nome de uma empresa ou marca, que determina a sua identidade visual e tem como objetivo facilitar o seu reconhecimento. Uma logomarca dá sentido à marca em questão, identificando-a e definindo-a no tempo e no espaço.

Logo é uma conjunção quando quer dizer «portanto, por conseguinte», a exemplo de «É desatento, logo não pode dirigir veículos».

LOGO, como advérbio, significa imediatamente, sem tardança: "Cumpre ir logo chamar o médico." Na Língua Portuguesa falada no Brasil, a locução "logo mais" indica "mais tarde", "daqui a alguns minutos", "daqui a pouco", "em tempo imediatamente seguinte a outro", "numa série", "após".

2 daqui a pouco, em breve, brevemente, breve, em pouco tempo, dentro em breve, dentro de pouco tempo, rapidamente, cedo.

Logo, entende-se que se falarmos logotipo ou logomarca, estamos duplamente corretos, mas não é bem assim.

Em Português, quando dizemos anda logo, nada tem a ver com o caminhar, mas sim com a lerdeza de alguém. Se estamos sem tempo e alguém está muito lento dizemos: anda logo. É uma forma típica de se expressar em Português para despertar o senso de urgência em alguém.

Identidade visual é o conjunto de elementos gráficos que objetivam comunicar ao público a ideia, os valores, o propósito e a missão de uma empresa, produto ou serviço. Alguns elementos da identidade visual são: nome, slogan, cores, tipografia, embalagens e outras peças de divulgação.

Significado de Logos
substantivo masculino Racionalidade que distingue o ser humano dos demais animais, sendo este capaz de raciocinar, de compreender a realidade; razão.

Entendendo as diferenças entre logotipo e slogan
Enquanto um logotipo é a representação visual da sua marca, um slogan é uma frase curta que representa a personalidade da sua marca. O logotipo é um símbolo que representa a sua marca. É uma imagem ou um conjunto de letras que é usado para identificar sua empresa.

A marca engloba todos os elementos visuais que identificam a empresa, como o logotipo, o símbolo e o slogan. Já o termo logomarca, apesar de ser amplamente utilizado como sinônimo de logotipo, é considerado errado entre os profissionais da área. É a representação de uma empresa feita apenas pelo seu nome estilizado.

Conjunções coordenativas conclusivas estabelecem relação de conclusão. As principais conjunções coordenativas conclusivas são “portanto”, “então”, “assim”, “logo”.

Logo, tradicionalmente considerada uma conjunção coordenativa conclusiva, de acordo com Celso Cunha e Lindley Cintra, «serve para ligar à [oração] anterior uma oração que exprime conclusão, consequência» (Nova Gramática do Português Contemporâneo: 577).

As demais conjunções conclusivas (logo, portanto, por conseguinte, etc.) podem encabeçar a oração, ou pospor-se a um dos seus termos. À semelhança das adversativas, escrevem-se, conforme o caso, com uma vírgula anteposta, ou entre vírgulas.