Qual é o correto meia ou meio?

Perguntado por: amonteiro . Última atualização: 24 de maio de 2023
4.5 / 5 16 votos

Usamos a palavra meio quando podemos substituí-lo por “um pouco”, “mais ou menos”, “metade” ou quando ela é um substantivo masculino. Por outro lado, usamos a palavra meia quando podemos substituí-la por “metade de uma” ou quando ela é um substantivo feminino.

A expressão meio-dia e meio, embora seja muito utilizada, está errada. Devemos utilizar a expressão meio-dia e meia sempre que quisermos referir a décima segunda hora do dia mais trinta minutos, ou seja, o meio-dia mais meia hora.

Uma regra prática para empregar corretamente o advérbio meio ou o adjetivo meia é tentar substituir esses termos pelas palavras mais ou menos e metade, respectivamente. Onde couber a palavra mais ou menos, emprega-se o termo meio (advérbio); onde couber a palavra metade, emprega-se o termo meia (adjetivo).

Dica fácil de como usar meio ou meia
Não tem problema. É só dar uma olhada na frase, ver qual função a palavra assume e substituir pelo sinônimo. Se na frase couber o termo “um pouco”, a palavra meia está proibida. Porém, se o sinônimo for “metade”, você pode usar, está liberado!

Não. E a explicação é bem simples, menos não deve concordar com nenhuma palavra, pois não deve sofrer variação. Com isso, menas é uma “palavra fantasma”, por isso, deve ter seu uso eliminado, pois de acordo com a norma padrão, seu uso é inadequado.

Na hora de empregar as palavras em sentenças indicativas de período de tempo, podemos acabar nos confundindo, afinal o correto é “meio-dia e meio” ou “meio-dia e meia”? Nesse caso o correto é meio-dia e meia, pois a palavra meia é um numeral fracionário e se refere à metade de um todo, de uma unidade.

O termo que modifica um adjetivo é o advérbio, o qual é invariável em gênero e em número. Por essa razão, “meio”, advérbio de intensidade equivalente a “mais ou menos”, “um pouco”, deve ser empregado no masculino e no singular, invariavelmente. O correto, portanto, é dizer “meio nervosa”.

A forma correta é meio-dia e meia. Meia é um adjetivo e está no género feminino porque concorda com o nome feminino hora, que não é expresso mas está implícito: – Vou almoçar ao meio-dia e meia [hora].

O correto é "meia-noite" (com hífen). 2 - "É" ou "são" meia-noite? metade de uma unidade. Portanto: "é meia-noite".

O que prevalece são as horas em relação aos minutos: “É meio dia e vinte minutos”, “É uma hora e vinte e nove minutos”.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Meias - Dicio, Dicionário Online de Português.

A palavra meio (= metade) varia no feminino e plural quando precede um substantivo: Cem mil toneladas de carne representam o consumo nacional de meio mês . Ganhou meia gleba de terra. Por favor, deixe de meias palavras .

MEIO ou MEIA? 1) A palavra meio, quando significa “metade”, é numeral. Deve concordar com o substantivo a que se refere: “Bebeu meio litro de uísque”; “Bebeu meia garrafa de cerveja”; “Leu um capítulo e meio”; “Leu uma página e meia”; “É uma hora e meia”; “É meio-dia e meia (hora)”...

"Meia" vem de "meia dúzia". Na mesma altura, em Portugal dizia-se "trrês"ao telefone. A causa foi exatamente a mesma. Nos telefones dos anos trinta, o som "três" era facilmente confundível com "seis".