Qual é o correto grandemente ou grandiosamente?

Perguntado por: malmeida . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

As duas palavras apresentadas na questão são palavras formadas por derivação sufixal, pois ocorreu o acréscimo de um sufixo: grandioso + -mente = grandiosamente. grande + -mente = grandemente.

De modo grandioso; com grande ostentação ou esplendor.

Quando alguém te diz: “QUE DEUS TE ABENÇOE” não está só desejando o melhor para você, mas também atuando a seu favor. Pois quando bendizes a alguém, também estás atraindo a proteção de Deus para você. O efeito de abençoar é multiplicador, já que é dado por Deus a seus filhos. Que Deus te abençoe imensamente?

1 quanto, como, de que maneira, de que modo, quão grande, com que força, com que intensidade, de que forma.

1 fortemente, profundamente, muito, muitíssimo, bastante, imenso, imensamente, excessivamente, extremamente, demais, demasiado, demasiadamente, descomedidamente, exageradamente, grandemente, marcadamente, vivamente, severamente, altamente, agudamente.

1. 2. Evento clássico de variedades organizado pelo Diário de Notícias com objetivos de solidariedade.

expressão De tal modo; de determinada maneira; expressão que estabelece uma relação de causa e consequência: ele atua de tal maneira, que encanta o teatro inteiro.

Que demanda grande quantidade de dinheiro; de maneira dispendiosa: congresso suntuoso. [Por Extensão] Em que há excesso de ostentação; pomposo ou faustoso.

Significado de Sublimemente
advérbio De maneira sublime; em que há sublimidade. Etimologia (origem da palavra sublimemente). Sublime + mente.

Diferença entre Gradualmente e Gradativamente
gradual progressivamente devagar passo a passo de grau em grau aos poucos mais... Antônimos de Gradualmente: instantaneamente subtamente rápido de repente desordenadamente descompassadamente randômicamente mais...

conceda-lhe

  1. 1ª pess. sing. pres. conj. de conceder.
  2. 3ª pess. sing. imp. de conceder.
  3. 3ª pess. sing. pres. conj. de conceder.

- A forma "Deus TE abençoe" é aceita, mas coloquial em nossa linguagem. Ela se refere à pessoa diretamente. O "o" é a terceira pessoa e o "te" é a segunda pessoa.

Correto: Deus o/a abençoe. O verbo “abençoar” exige, neste caso, a regência direta, sem preposição; entretanto, em linguagem coloquial do dia a dia poderemos, também, dizer: “Deus te abençoe“.

Números 6:24-26 NVI. “O SENHOR te abençoe e te guarde; o SENHOR faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça; o SENHOR volte para ti o seu rosto e te dê paz.

Significado de Excessivamente
advérbio De modo excessivo; em demasia; sem moderação: estudava excessivamente.