Qual é o correto final de semana ou fim de semana?

Perguntado por: icordoba7 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 12 votos

De acordo com os gramáticos e dicionaristas, ambas as formas estão corretas e podem ser usadas na língua portuguesa. No entanto, "fim de semana" é mais comum e amplamente aceita em diferentes regiões e contextos. Já "final de semana" é mais informal e pode ser usada em contextos mais descontraídos.

Já a palavra final é adjetivo, mas o português possibilita a substantivação do adjetivo. "Da mesma forma, o verbo também pode virar um substantivo, colocando-se o artigo na frente. Mas de qualquer forma a melhor maneira de falar é 'fim de semana', porque é mais curtinho.

Vamos entender como usar cada expressão corretamente. Final como adjetivo: Indica que algo está no fim, na última parte: Este é o texto final da coleção. => Indica o último texto de uma série.

"Fim" se opõe a "início", e "final" opõe-se a "inicial". Logo, o correto é "fim de ano"

fins de tarde - Tradução em inglês – Linguee.

O fim de semana (pré-AO 1990: fim-de-semana) é a parte da semana que compreende o sábado e o domingo.

Esta semana é representada começando-se pela segunda-feira e terminando no domingo, sendo domingo o dia de descanso para a maioria dos povos, e o sábado e domingo o que se chama de fim de semana.

Bom-dia a todos.

Comentário: a locução “fim de semana” refere-se a sábado e domingo, em oposição aos dias úteis. Analisando pela gramática e pela lógica, a forma correta de se dizer é, mesmo, “fim de semana”; isso porque o substantivo “fim” opõe-se a “início” e, assim, podemos expressar: bom fim de semana ou bom início de semana.

weekend s (plural: weekends)
Pousamos na casa do meu tio no fim de semana. We stayed at my uncle's for the weekend.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Enfim, escrito junto, é um advérbio de tempo sinônimo de finalmente, por último, para finalizar e em suma. Por exemplo: “enfim, a sós”. Em fim, escrito separado, é uma locução adverbial de tempo que significa no final de algo, como em: “Beto está em fim de carreira”.

“Por quê” deve ser usado no final das frases e tem o mesmo sentido de “por qual razão”. Já “porque” tem o mesmo valor de “pois” e é usado em respostas. Por fim, “porquê” é sinônimo de “motivo”, e sempre deve ser precedido de um artigo ou numeral.

Como se trata de uma festividade, têm de ser escritos com iniciais maiúsculas: Réveillon e Ano-Novo. Registram também a escrita “Ano-Bom”, que, da mesma forma, deve ser escrito com iniciais maiúsculas, por se tratar de festividade. O plural se forma assim: Réveillons, Anos-Novos, Anos-Bons.

Sim, estamos falando do Réveillon, festa que marca a virada do ano, na noite do dia 31 de dezembro. Nessa época de final de ano, é comum as pessoas terem dúvidas na hora de escrever o nome dessa festividade.

A véspera de ano-novo, também chamada de “Réveillon”, é celebrada no último dia do ano, 31 de dezembro.

Trata-se do mesmo caso de situações-problema, horas-aula, vales-transporte, palavras-chave, atividades-fim, por exemplo, que também podem receber o plural nos dois elementos da composição: situações-problemas, horas-aulas, vales-transportes, palavras-chaves.

Qual o plural de leite-creme? O plural de leite-creme é leites-creme.

marias-moles

Plural: marias-moles. Origem etimológica:Maria, antropónimo + mole. Plural: marias-moles.

Fim de semana
Também advém de sabbath, que significa “descansar”. Para os judeus, o sabbath é considerado o dia de descanso. Por outro lado, o domingo, conforme o latim, chamava-se solis dies, “dia do Sol”, mas os cristãos mudaram esse nome para dominica, que significa “dia do senhor” (dies dominus).

domingo

O primeiro dia da semana é o domingo, o segundo é a segunda-feira, o terceiro é a terça feira, o quarto, a quarta feira, o quinto, a quinta feira, o sexto, a sexta feira. E o sétimo e último dia de uma semana, é o sábado.