Qual é o correto eu que agradeço ou eu quem agradeço?
Bem, senhor Moysés e demais leitores, as duas formas estão corretas. Observem a explicação: quando houver na oração a presença do pronome relativo QUE, o verbo concordará com o que vier antes dele. Então, temos: “EU QUE AGRADEÇO” ou “NÓS QUE AGRADECEMOS”.
É correto dizer nós que agradecemos?
A construção 'Nós é que agradecemos' não está errada e é enfática. O que existe aí é um elemento expletivo, de realce. 'Nós é que sabemos' é muito mais forte do que simplesmente 'Nós sabemos'. A expressão não varia independentemente do pronome usado.
Qual o correto eu que ou eu quem?
Fui eu que fiz
Foste tu que fizeste o bolo. Foi ele que fez o bolo. Fomos nós que fizemos o bolo. Na nossa frase (“Fui eu que fiz o bolo”) o pronome é “eu” e a concordância deve ser “que fiz”.
É certo falar quem sou eu?
Quem É eu? ( e não : quem SOU eu). O SUJEITO; "EU" SERÁ O PREDICATIVO.
O que responder quando alguém fala Eu que agradeço?
Resumindo: a resposta ao agradecimento pode ser “por nada” (não me agradeça por nada), “obrigado a você (sou grato a você)”, “obrigado eu (grato fico eu)” .
Quando usar Agradeço?
Esta expressão é usada maioritariamente no final do corpo do texto da carta, para agradecer por algum pedido ou solicitação de forma antecipada. Poderá ser substituída por outras expressões equivalentes: Agradeço antecipadamente a atenção dispensada. Agradeço previamente a atenção dispensada.
Qual a melhor palavra para agradecer?
A principal palavra de agradecimento da língua portuguesa é obrigado, mas também existem outras palavras usadas para agradecer, como valeu, grato e agradecido.
Foi que ou foi quem?
Fique atento: Foi eu que fiz está errado, pois não se fala “foi eu” e sim “fui eu”. O certo seria “Foi ele que fez.”, o verbo “foi” concordando com “ele” em pessoa e número.
O que falar para agradecer?
Obrigado a todas as pessoas que contribuíram para meu sucesso e para meu crescimento como pessoa. Eu gostaria de lhe agradecer pelas inúmeras vezes que você me enxergou melhor do que eu sou. Pela sua capacidade de me olhar devagar, já que nessa vida muita gente me olhou depressa demais.
Faz dois anos ou fazem?
Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.
Foi ela quem fez ou foi ela que fez?
Para nos referirmos às pessoas podemos usar tanto o pronome “quem” quanto o “que”. Foi ela quem me disse ou Foi ela que me disse? Sempre usamos “que” e, de repente, alguém aparece e diz: caso você se refira a uma pessoa, use “quem”!
Sou eu quem faz ou sou eu que faço?
Quando se tem o 'quem', a terceira pessoa sempre está correta. Também é possível fazer com o 'quem' o que se faz com o 'que'. Ex: 'sou eu que pago' ou 'sou eu quem pago'.
Faz dois meses ou fazem dois meses?
Quando o verbo FAZER se refere a tempo transcorrido, ele é impessoal. Ou seja, ele não tem sujeito com quem concordar e então deve ser empregado sempre no singular. Por isso, devemos dizer: faz 20 anos que o conheço/ Fazia três anos que ele não tirava férias.
Foram pagas está correto?
As duas formas são corretas.
Pagar é um verbo com dois particípios passados: um regular - pagado - e outro irregular - pago. Pagado é utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver: – Ele já tinha pagado a conta.