Qual é o correto Estamos à disposição ou à disposição?

Perguntado por: afrutuoso . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.8 / 5 4 votos

É interessante lembrar que o uso do acento indicativo da crase é facultativo antes dos pronomes possessivos femininos: “Estou à sua disposição ou a sua disposição” (= ao seu dispor ou a seu dispor). Portanto, o correto é “Estou à disposição”.

Já o termo “à disposição” é uma locução verbal usada para indicar quando alguém está disponível para ajudar ou auxiliar algo e/ou alguém.

Quando não usar a crase:
Diante de verbos: Estou disposto a estudar. Nas expressões formadas por palavras repetidas: Ficamos frente a frente. Quando um a (sem o s do plural) estiver diante de uma palavra no plural (nesse caso, temos apenas a preposição): Falava a pessoas inteligentes.

Exemplos:

  • Estou à disposição para te ajudar na mudança.
  • Ele se colocou à disposição para tirar dúvidas sobre o assunto.
  • Após a aula, continuarei na sala à disposição para responder questões.
  • Em horário comercial, ela fica à disposição.

Estou à disposição para o que puder ajudar. I know you are going to pull through this and you have all [...] my support.

Nesse contexto, não temos uma locução adverbial, mas um simples encontro entre um artigo definido feminino (“a”) e um substantivo feminino (“disposição”). Por isso, não devemos utilizar o acento grave, ou seja, não usamos a crase.

Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir. Exemplo: - Há (existe) um modo mais fácil de fazer esse cálculo. Outra diferença entre há ou a é que há também é utilizado quando o verbo haver expressa tempo passado.

Sim, as duas formas de escrita existem na língua portuguesa e ambas estão corretas.

1 ao dispor, às ordens, pronto, ao seu serviço.

Mas o primeiro ("estou disponível") também é frequentemente usado em pt-Br com o sentido de "aberta(o) a novos relacionamentos". Estou à disposição (at your service) é o mais formal e costuma ser usado para indicar que a pessoa tem a função de servir/ajudar, ou ainda para responder a um agradecimento.

3 estado de espírito, humor, temperamento, índole, caráter, natureza, feição, compleição.

Para identificar se a crase é necessária, uma das maneiras possíveis é trocar a palavra que acompanha o A por uma palavra masculina. Se o À se transformar em AO, significa que se trata da fusão entre uma preposição e um artigo. Se o A se mantiver mesmo ao lado de uma palavra masculina, ele não leva crase.

Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo. Em alguns casos, a palavra feminina está subentendida, como ocorre normalmente com moda e maneira: salto à Luiz XV (à moda de Luiz XV) e escrita à Camões (à maneira de Camões).

Na frase "Permanecemos à sua disposição para quaisquer esclarecimentos QUE SE FAÇAM ou QUE SE FIZEREM necessários", qual é a forma verbal correta? Tanto faz. As duas formas são corretas.

Ao recepcionar o cliente, apresente-se, demonstre cortesia e mostre que você está à sua disposição. Bem-vindo ao suporte [inserir nome da empresa]. Meu nome é [inserir nome]. Como posso atendê-lo(a)?

1. Formal

  • Coloco-me à sua disposição para quaisquer esclarecimentos.
  • Aguardo a sua resposta.
  • Não hesite em contatar-me.
  • Atenciosamente.
  • Cordialmente.
  • Com os meus melhores cumprimentos.
  • Qualquer dúvida, estou à disposição.
  • Sempre às ordens.

2) Best regards, Kind regards, Sincerely, Regards
São como o “Atenciosamente”, sendo “Regards” a expressão mais informal dos termos.

Estou à disposição se você tiver alguma pergunta. Don't hesitate to contact me for further information. Estou à disposição para mais informações. Don't hesitate to contact me if necessary.

NÃO USAMOS A CRASE:
Antes de pronomes indefinidos que não admitem artigo (seguidos ou não de “s”): alguém, alguma, nenhuma, cada, certa, determinada, pouca, quanta, tal, tamanha, tanta, toda, ninguém, muita, outra, tudo, qual, qualquer, quaisquer.