Qual é o correto em sua opinião ou na sua opinião?

Perguntado por: imendes4 . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 5 votos

As duas formas são corretas. Na língua portuguesa é facultativa a utilização de artigos antes de pronomes possessivos. Na expressão em minha opinião, apenas há a preposição em e não há um artigo definido determinando o substantivo opinião.

A forma correta de escrita é opinião de acordo com a Língua Portuguesa.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

Entendo que o MUITO, como advérbio de intensidade, não deve ser usado com adjetivos que já expressam intensidade, como INCRÍVEL, MARAVILHOSO, FENOMENAL, FANTÁSTICO, etc.

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

Resposta verificada por especialistas
Deste modo, de acordo com o vocabulário ortográfica da língua portuguesa, é serei eu.

As duas formas – serão e vão ser – existem na Língua Portuguesa, ambas as expressões estão corretas. Ou seja, ambas indicam uma situação futura.

A forma correta de escrita da palavra é merece, sem cedilha. A palavra mereçe está errada.

Opiniões é o plural de opinião.

Que respeita regras, normas ou padrões.

Utilizamos onde com verbos de permanência e aonde com verbos de movimento; estes exigem a preposição a, enquanto aqueles, a preposição em. De acordo com a regra, os verbos morar e estar indicam permanência. Portanto, as expressões corretas seriam "Onde você mora" e "Onde está você?"

E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.

Terem vem do verbo ter. O mesmo que: experienciarem, efetuarem, definirem, trazerem, ocuparem, apresentarem, haverem, julgarem, conservarem.

Dizer “Bom dia a todos” seria suficiente para incluir homens e mulheres, uma vez que a língua portuguesa se vale da forma masculina como o uso “neutro” que abrange elementos de gêneros distintos. Desse modo, “todos e todas” pode ser considerado uma redundância (ou pleonasmo) de fato.

A palavra “parabéns” classifica-se gramaticalmente como um substantivo masculino e plural. Por isso o correto é dizer “vamos cantar os parabéns”, “meus parabéns a você”, “esses parabéns estão atrasados”.

1 ainda bem, felizmente, graças a Deus, por felicidade, por sorte, afortunadamente.

Como usar o qual?

  • Dica gramatical. Para ter certeza que a expressão cabe na oração, substitua o termo pela preposição em mais o pronome relativo que, pois os dois possuem a mesma função.
  • Uso correto do qual. Esta é a casa na qual morei. ...
  • Uso incorreto do qual. A pessoa na qual merece destaque é Maria. ...
  • Melhore a sua redação.