Qual é o correto em minha vida ou na minha vida?

Perguntado por: amuniz . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Tanto é correcto dizermos "na nossa vida", como " em nossa vida". Empreguei "em nossa vida" propositadamente para evitar o encontro desagradável ao ouvido dos dois nn (nanó: na nossa vida).

ESTAMOS "A SUA DISPOSIÇÃO" OU "À SUA DISPOSIÇÃO"; "A SUA VIDA" OU "À SUA VIDA"? Como fica a crase. No caso de “a sua disposição” ou “à sua disposição”, a crase é facultativa. Isso porque antes dos pronomes possessivos (meu, teu, nosso, vosso) é facultativo o uso dos artigos definidos.

"Em" é preposição. Indica lugar (Estou em São Paulo), tempo (Eu vou ao jogo em 10 minutos) etc. "No" é a junção de EM + O. Utiliza-se, por exemplo, para dizer que você está em algum países ou mora em algum país, ou que está em algum lugar.

É melhor “ir ao hospital” do que “ir para o hospital”.

Você é minha vida. You're my whole life.

Frases da vida curtas
A vida não tem replay, aproveite cada momento! Viva do seu jeito, seja feliz como você é! A vida é como um sorvete: aproveite antes que derreta! Quem ama, sente tudo!

Palavra que significa início de uma nova história, o que define um organismo do seu nascimento até a morte: a vida dos animais. [Por Extensão] - Tempo que um ser existe, entre o seu nascimento e a sua morte, existência: já tinha alguns anos de vida. A minha vida só é boa com você.

Mediante o que nos ensina a gramática, quando a intenção do emissor fizer referência à segunda pessoa do singular, deve-se usar os pronomes “teu, tua, teus, tuas”. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Os pronomes “seu, sua, seus e suas” referem-se à terceira pessoa do singular, portanto “ele/ela”.

A forma verbal “faz” é usada quando o sujeito está no singular ou quando o verbo é impessoal. Já a forma verbal “fazem” é usada quando o sujeito está no plural.

O verbo agradecer é um verbo transitivo direto, estabelecendo regência sem a presença de uma preposição, quando o agradecimento se refere a alguma coisa. Não havendo preposição, não ocorre crase, estando apenas presente o artigo definido feminino a.

Escreve-se, portanto, final de semana.

Tanto "abaixo" como "a baixo", e "acima" como "a cima" são termos corretos, mas seus significados são diferentes, e por isso, não podem ser usados de qualquer maneira. O termo "acima", é um advérbio de lugar e antônimo de "abaixo".

A regra pode ser: antes dos pares AN e EN, a letra S representa som de /s/.

“No” tem sentido de “dentro”, e “ao” tem sentido de “para” ou “em direção a”. Usando um exemplo semelhante ao do erro anterior: Na hora de falar, quase sempre dizemos “Vou no banheiro”. Mas na hora de escrever, o correto é “Vou ao banheiro”, pois você vai para/em direção ao banheiro.

Por esta razão, na ótica gramatical, o quantificador todos tem a capacidade de se referir simultaneamente a pessoas do género masculino e feminino. A expressão «todos e todas» é, assim, do ponto de vista estritamente gramatical, redundante.

De acordo com a norma culta da língua, a primeira oração está equivocada! O correto é: "entre mim e você" ou "entre mim e ti"! Esse fato é justificado pelo emprego do pronome oblíquo após preposição (entre), em vez do pronome pessoal. Obedecendo a esse princípio, a segunda oração está adequada!

amor da minha vida {masculino/feminino}
love of my life {subst.}

1. Designa uma pessoa que você ama.

Continuar lendo É correto dizer Me Too?