Qual é o correto Diaconiza ou diaconisa?

Perguntado por: azagalo5 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 6 votos

substantivo feminino Mulher de diácono (na Igreja primitiva). Mulher que a Igreja investiu em funções análogas às do diácono.

Diácono significa “servo”. Uma mulher chamada Febe era diaconisa (traduzido como “serva”) de uma igreja – Romanos 16:1. Dependendo da tradução, “mulheres” em 1 Timóteo 3:11 poderá significar “diaconisas” ou “esposas dos diáconos”.

O ministério de uma diaconisa é, nos tempos modernos, um ministério geralmente não ordenado para mulheres em algumas igrejas protestantes, ortodoxas orientais e ortodoxas orientais para fornecer cuidado pastoral, especialmente para outras mulheres, e que também pode desempenhar um papel litúrgico limitado. .

Os mesmos requisitos que se exige dos Diáconos é exigido também dos Pastores (I Timóteo 3:1 a 7). Agora para as Diaconisas: (I Timóteo 3:11) “da mesma sorte as mulheres sejam honestas, não maldizentes, sóbrias e fiéis em tudo”.

Quanto à formação de uma abreviatura para a forma feminina da palavra, a realidade é que não há nenhum registo da forma abreviada de diaconisa, o que indica que não há atestação da redução desse termo, uma vez que outras formas femininas figuram nesta obra, como por exemplo: D., d. e D.

Primeiro, Febe é chamada de “diaconisa na igreja em Cencreia” (Rm 16.1, NAA). A palavra traduzida como “diácono” (diakonon) poderia significar “serva” (que está servindo) (ARA),[i] mas a referência à igreja e à congregação sugere um cargo que Febe exercia na igreja.

O diaconato é uma das funções eclesiásticas mais prestigiadas e difundida nas igrejas evangélicas, seja qual for à linha teológica ou a forma de liturgia adotadas. A nomenclatura varia – em algumas denominações eles são chamados de obreiros ou oficiais — assim como as atribuições e dimensões de poder.

O Diácono é responsável por cuidar da liturgia e estar em comunhão com tudo o que acontece na paróquia e participar diretamente do CMPP e outras pastorais. Porém, não pode, ao contrário do sacerdote, celebrar o sacramento da Eucaristia (Missa), confessar e nem administrar a unção dos enfermos.

As ordens maiores eram compostas por subdiácono, diácono, sacerdote e bispo (por esta ordem hierárquica); as menores por ostiário (ou porteiro), leitor, exorcista e acólito.

Quem pode se candidatar ao diaconato permanente? O Diretório Diocesano do Diaconato Permanente solicita ao candidato o mínimo de cinco anos de vida matrimonial e 35 anos de idade. No entanto, solteiros também podem ser diáconos permanentes.

A Igreja Católica conta com três ministérios ordenados: o episcopado (bispos), o presbiterado (padres) e o diaconato (diáconos). Estes últimos se dividem entre transitórios, que são aqueles que ainda estão no caminho do sacerdócio, ou permanentes, homens já casados ou que pretendem se casar.

Há igrejas que só servem a Ceia para quem pertence ao seu rol de membros; consideramos isto um grande erro, pois a Ceia do Senhor é para quem o serve de todo coração, independentemente de tal pessoa congregar em nossa igreja local ou não; se a pessoa faz parte do Corpo de Cristo na terra, então deve participar da mesa.

À exceção da Consagração, Confissão e Unção dos Enfermos, o Diácono pode exercer as seguintes funções: distribuir comunhão, conceder bênçãos, conceder a bênção do Santíssimo, assistir e abençoar casamentos, presidir batizados, realizar exéquias, fazer homilias, celebrações da Palavra, presidir sacramentais etc.

Não têm a natureza retributiva e sinalagmática do salário, em sentido estrito.

Fale com o seu pastor e possivelmente com um diácono. Recomendamos que leiam juntos o livro “Cristão como Ministro” para aprender mais sobre o ministério. Você precisará se reunir com o Comitê de Relacionamento entre Pastor e Paróquia e ser aprovado como candidato exploratório por sua igreja.

Os primeiros diáconos escolhidos pela Igreja, foram em número de sete (Estevão, Filipe, Prócuro, Nicanor, Timão, Parmenas, e Nicolau) e tinham a incumbência de “servir as mesas”.

As mulheres podem escrever a abreviatura Pra., quando se referem à sua actividade pastoral de pastoras protestantes, da mesma maneira que os homens escrevem Pr.? De acordo com o uso de Dr. e Dra., é lógico que Pra.