Qual é o correto deis ou dez?

Perguntado por: ecunha . Última atualização: 17 de maio de 2023
/ 5 12 votos

As formas dês e dez estão corretas, “des” está incorrecto.

São 11h (certo)

A palavra “desdo” não existe na língua portuguesa. Portanto, o correto é “desde o ano passado”.

7 desde logo, com antecedência, de antemão, antecipadamente, previamente.

A forma correta de escrita da palavra é diz, com z. Diz é uma forma verbal do verbo dizer, também escrito com z. A forma verbal dis, com s, está errada.

A começar de; a contar de; a datar de. Depois que; uma vez que.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

Se é a representação numérica de soma ou “dias”, então é plural. Assim também ocorre com as horas: São cinco horas da tarde. O verbo ser (são) concorda com o predicativo (cinco).

Já na alternativa d – O prazo são trinta dias –, é próprio do verbo ser privilegiar o predicativo no plural quando, estando o sujeito no singular – prazo –, este não corresponde a pessoa. Corretíssima, portanto. Mais estas: Vida de professor não são estas maravilhas todas.

Atualmente, dês é uma forma verbal do verbo dar, quando conjugado na 2. ª pessoa do singular do presente do subjuntivo: que tu dês. É possível a construção dês de na língua portuguesa, não estando, contudo, em nada relacionada com a preposição desde.

A preposição desde é grafada sem separação. Assim, a forma “des de” não existe na língua portuguesa.

A forma correta de escrita é desde de acordo com a Língua Portuguesa.

Significado de Desdém
substantivo masculino Ação de desprezar algo ou alguém; pouco caso, sobranceria. Comportamento que expressa indiferença; distanciamento. Falta de zelo com alguma coisa; desleixo demonstrado por si próprio; negligência: vestia-se com desdém.

O que é Desde agora:
A partir deste momento.

2. Desde que. Começo de um certo tempo; partindo de um ponto determinado, de uma condição. Você pode brincar desde que arrume seu quarto depois.

As duas palavras existem na língua portuguesa e estão corretas. A pronúncia das duas palavras é diferente, devido aos fonemas representados pelas letras z e ss. Disser é uma forma verbal do futuro do subjuntivo. Dizer é a forma do verbo no infinitivo impessoal.

Indica separação, negação ou diminuição (ex.: dissemelhança).