Qual é o correto dando ou dano?

Perguntado por: daguiar . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Dando vem do verbo dar. O mesmo que: oferecendo, trocando, transferindo, vendendo, pagando, recompensando, gerando, promovendo, comunicando.

dano1

  1. Estrago; prejuízo.
  2. Prejuízo sofrido ou causado por alguém (ex.: danos físicos; danos morais; danos patrimoniais).
  3. [ Teologia católica ] Privação da vista de Deus que sofrem os condenados no Inferno.

Danda vem do verbo dandar. O mesmo que: anda, caminha.

verbo transitivo
Danificar, perverter, estragar.

O dano doloso produz-se quando o sujeito actua de forma intencional (alguém dá cacetadas com um pau no automóvel de outra pessoa e quebra os seus vidros, por exemplo). O dano culposo, por sua vez, tem lugar por negligência (uma pessoa deita uma beata para o chão e acaba por provocar um incêndio).

Os danos (em latim: dani) eram uma tribo germânica setentrional que vivia na região das ilhas da Dinamarca (e, posteriormente, na Jutlândia), assim como na Terra da Escânia, no sul da Suécia. Entre os séculos VI e XV, o termo "danos" (daner) designava toda a população da Dinamarca.

Empresas ou pessoas são obrigadas, por lei, a realizar uma reparação de danos causados a terceiros, sejam eles pessoas físicas ou jurídicas. Essa premissa é chamada de responsabilidade civil. Ou seja: quem causou o dano tem a obrigação de ressarcir a vítima desse mesmo dano.

Significado de Abnóxio
adjetivo Que não prejudica; que não provoca danos nem prejuízos; inofensivo. Que não oferece perigo nem riscos; inócuo: o efeito abnóxio da água no organismo.

A reparação de danos decorre da responsabilidade civil do agente causador do infortúnio. Ou seja, a responsabilidade civil tem como pressuposto a violação de uma norma, de um dever jurídico por parte de alguém que, desta ação ou omissão, tem o dever de reparar o dano causado a outrem.

Recuperação do prejuízo ocasionado ao bem juridicamente tutelado, seja por sua reposição (por exemplo, a restituição da coisa furtada) ou por uma ação do agente (por exemplo, casando-se com a ofendida, no caso de alguns crimes contra os costumes). O mal próprio da ofensa é, essencialmente, irrecuperável.

Nas décadas de 1960 e 1970, a pessoa que apresentava problemas psiquiátricos e se tornava incapaz de trabalhar, poderia se aposentar com base no Artigo 22 do CP de 1940. Daí dizer-se: "aquele sujeito é 22".

“5.5” significa que tá tudo tranquilo. Miliciano da área é “chefe”, “paizão”, “padrinho”.

Exemplo de uso da palavra 011:
Indicar a cidade que a pessoa mora pelo DDD, no caso São Paulo.

Causam dano: 1 afetam, lesam, lesionam, acometem, perturbam, prejudicam, contaminam, contagiam. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial. 2 Não encontrou o sinônimo que procurava?

I.1.
Quem sofre o prejuízo decorrente de atitude desencadeada por terceiro, é a vítima.

O dano moral caracteriza-se como a ofensa ou violação dos bens de ordem moral de uma pessoa, tais sejam o que se referem à sua liberdade, à sua honra, à sua saúde (mental ou física), à sua imagem.

Alguns requisitos devem estar presentes para considerar o dano, sendo eles: Atualidade, Certeza, Subsistência. Dano atual é aquele que já ocorrido. O certo é aquele fundado em fato real, e não em hipóteses. A subsistência consiste em dizer que não será ressarcível o dano que já tenha sido reparado.

Verbete pesquisado. Aquele provocado por imperícia, negligência ou imprudência do autor.