Qual é o correto brocoli ou brócolis?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 14 votos

As formas corretas se definem por brócolis ou brócolos, haja vista que semelhantemente a óculos, afirma-se tratar de um substantivo utilizado apenas no plural.

[Portugal] [ Botânica ] Planta crucífera hortense (Brassica oleracea italica), de inflorescência comestível, parecida com a couve-flor. (Equivalente no português do Brasil: brócolis.) Origem etimológica:italiano broccolo, de brocco, do latim brocchus, -a, -um, com boca ou dentes salientes.

O brócolis pertence à família Brassicaceae, é originário do Mediterrâneo e é um alimento rico em nutrientes. O brócolis (Brassica oleracea var. italica) pertence à família Brassicaceae (Cruciferaceae). Originária do Mediterrâneo, essa hortaliça foi introduzida na Europa no século XVIII.

O brócolis é uma hortaliça bastante conhecida pelos brasileiros e apresenta uma série de benefícios para o corpo, devido ao seu efeito anticarcinogênico e antioxidante.

Pasquale tira a dúvida de um ouvinte sobre o plural da palavra 'arroz'. O professor explica que o correto é 'arrozes', uma vez que, no caso das palavras terminadas em 'z', o plural é formado com o acréscimo da terminação 'es'.

feijões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

couves-flores

Esta palavra obedece à regra de formação do plural das palavras compostas: vão para o plural ambos os elementos de uma palavra composta por dois nomes (couve e flor). Assim, a forma correta é couves-flores.

broccoli {substantivo}
brócolos {m. pl.} [Port.] And this magic view allows you to see all of what's happening while the broccoli steams.

Os brócolis ou brócolos (do italiano broccolo, no plural broccoli) são vegetais da família Brassicaceae, uma das formas cultivadas de couve, tal como a couve-flor, o repolho, couve-de-bruxelas, couve-nabo entre outras.

Brócolis e couve-flor de São José dos Pinhais se destacam na mesa dos paranaenses.

Verduras: agrião, alho-poró, brócolis, chicória, coentro, couve, couve-flor, erva-doce, escarola, espinafre, mostarda e rúcula; Legumes: abóbora, abobrinha, cará, cenoura, ervilha, fava, inhame, mandioca, mandioquinha, nabo, pimentão e rabanete.

Acredita-se que o brócolis se originou na região mediterrânea; os gregos e romanos costumavam consumir o brócolis regularmente. Os italianos produziam o brócolis para o resto da Europa durante o século 16. Atualmente, a China é a maior produtora mundial de brócolis.

Brassica oleracea var. italica

Apesar da maioria dos brasileiros alimentarem-se apenas da inflorescência, folhas e talos da planta também podem ser consumidos. Entretanto, a parte mais nutritiva é realmente a parte da cabeça.

Além de combinar com diversos pratos, o vegetal ainda pode ser consumido em sua totalidade: as folhas, flores e talos são comestíveis e rendem receitas saborosas, como sugere a nutricionista do Oba Hortifruti, Renata Guirau.