Qual é o correto avista ou à vista?

Perguntado por: ipaz . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 3 votos

Neste caso, a forma correta é à vista. À vista é uma locução adverbial com o significado de «na presença; visível»: Avista é a terceira pessoa do singular do presente do indicativo do verbo avistar e escreve-se sem acento gráfico porque, em geral, as palavras graves não são acentuadas graficamente.

À vista é uma locução adverbial utilizada no sentido de indicar as circunstâncias em que algo ocorreu; significa que algo está e/ou ocorreu ao alcance da vista (visível), na presença de alguém, de imediato. Observe os exemplos: Mar à vista!

Hoje, contudo, o modo mais apropriado de escrever é venda à vista. Temos aí uma falsa crase. O acento se justifica para evitar possível ambiguidade, isto é, duplicidade de sentido.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

Pagamento à vista é o pagamento do valor total do produto em uma parcela, de uma só vez. Todos os pagamentos por boleto bancário são à vista, mas dá pra pagar nesta condição pelo cartão de crédito também. Neste caso o valor total é debitado na sua próxima fatura.

É comum vermos em etiquetas de preços de alguns produtos dois valores, um se pagarmos todo o produto na hora, que chamamos de preço à vista, e outro se pagarmos parcelado, que chamamos de preço a prazo.

As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente. Já quando o cliente paga a prazo, ou parcelado, o valor é dividido em meses.

A visão depende da saúde dos olhos e de todas suas funções, bem como da integração das vias cerebrais com os outros sentidos. O que não deve ser confundido é a vista, (olhos), com visão (sentido que permite enxergar).

1 visão, visibilidade, visualidade.

As duas formações - com e sem crase - são possíveis na língua portuguesa e estão corretas.

Diferentemente das vendas a prazo, o pagamento à vista ocorre de forma total no momento da compra. Assim, não é preciso se comprometer com um pagamento futuro. E o negócio pode organizar as finanças com mais rapidez.

Não ocorre crase em expressões com palavras repetidas, quer sejam palavras masculinas ou femininas. Ou seja, assim como "dia a dia", "passo a passo", "cara a cara" e "frente a frente" são exemplos de expressões sem crase.

Como a crase é a contração da preposição a com o artigo feminino a, não se usa crase diante de palavras masculinas: a prazo, a pé, a cavalo, a lápis.

À VISTA = na presença de; a dinheiro; pagamento da mercadoria adquirida; diante. Exemplos: – Você vai pagar à vista? – Eu me sinto bem à vista da luz solar.

Uma das formas mais eficientes para testar se uma frase exige ou não o uso da crase é substituir o substantivo feminino por um substantivo masculino. Se utilizando um substantivo masculino temos como resultado a contração “AO” (preposição + artigo), significa que a crase é necessária com o substantivo feminino.

A crase não deve ser empregada junto a numerais cardinais ou ordinais, exceto em casos especiais. Nas orações em que aparece um termo regido pela preposição "a" acompanhado de numerais, o acento grave indicativo da crase é dispensado.

Resposta: Alternativa d) Pedro trabalhará de segunda à sexta-feira. Explicação: Embora a crase seja sempre usada quando falamos de horário, em dias da semana, o uso é incorreto em qualquer situação.