Qual é o correto até a mim ou até mim?

Perguntado por: asilveira . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.5 / 5 11 votos

“Ele chegou até mim”. Agora que estamos falando do “mim”, veja que ele está acompanhado somente da preposição “até”, aparecendo ao final da frase. “Você pode pegar essa caneta para mim?”.

Você nunca irá usar "à mim" em uma frase, porque não ocorre crase antes de pronomes pessoais (com exceção de senhora e senhorita, pronomes de tratamento antes dos quais pode ocorrer crase). Exemplos corretos: Ele não fará mal nenhum a mim. / A mim, ninguém engana.

Utilizamos “para eu” quando a expressão assume a função de sujeito em uma oração. Já o “para mim”, deve ser empregado quando tem função de objeto indireto em uma oração.

As duas construções estão corretas. A crase é facultativa após a preposição até: Vou até a loja com você.

Em gramática, basicamente a crase se refere à fusão da preposição a com o artigo feminino a: Vou à escola. O verbo ir rege a preposição a, que se funde com o artigo exigido pelo substantivo feminino escola: Vou à (a+a) escola.

Vale lembrar que o “mim” não conjuga verbo, somente o “eu”. Portanto, nunca devemos usar: “para mim fazer”; “mim começa”; “mim gosta”, etc. O correto é: “para eu fazer”; “eu começo”; “eu gosto”.

Nesse caso, você deve se lembrar da seguinte regra: pronome oblíquo não conjuga verbo, ou seja, quando estivermos indicando o sujeito de um verbo, devemos utilizar “eu”, porque “mim“ não faz coisa alguma.

Existe uma construção em que o “mim” aparece antes de um verbo, por exemplo: “Para mim, jogar futebol é uma terapia”. Mas você deve ter observado que existe uma pausa, provocada pelo uso da vírgula, antes do verbo “jogar”, situação em que o “mim” é permitido.

É difícil para eu esquecer ou É difícil para mim esquecer? Mim, no caso, não é sujeito de esquecer, mas complemento de difícil, que rege a preposição para (difícil para mim). A frase, em outra ordem, é Esquecer é difícil para mim. Não confundir com casos em que eu é sujeito do infinitivo: livros para eu ler.

Resposta verificada por especialistas. Modo correto a se falar é Igual a mim, pois o uso correto do Pronome "Eu" é antes de verbos e o Pronome "mim" não conjuga verbos.

Então, o correto é “Entre mim e você”, pois após a preposição usa-se pronome pessoal do caso oblíquo. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Da mesma forma será com as demais preposições: para mim e você, para mim e ti, sobre mim e ele, entre mim e ela, contra mim, por mim, etc.

Tanto a expressão “para eu” quanto a “para mim” estão corretas, existem e podem ser utilizadas na língua portuguesa. Entretanto, deve-se usar cada uma em situações diferentes. “Para eu” deve ser usado quando se assume a função de sujeito e “para mim”, quando se assume função de objeto indireto.

Sendo assim, a expressão “para eu” deverá ser usada quando “eu” assumir a função de sujeito. Já a expressão “para mim” será empregada quando “mim” exercer a função de objeto direto. Observe os exemplos: Não pare agora...

A forma correta é entre mim e ti. Entre tu e eu está errado. Sempre que se utiliza a preposição entre, devem ser usados pronomes pessoais do caso oblíquo. Assim, mim e ti estão corretos porque são pronomes pessoais oblíquos tônicos e eu e tu estão errados porque são pronomes pessoais retos.

1 ainda, também, inclusive, inclusivamente, até, mesmo. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.