Qual é o correto ata ou Ah tá?

Perguntado por: rcavalcanti . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.2 / 5 2 votos

Ata é uma gíria que surgiu num meme da Internet. Apesar de ser frequentemente utilizada, a sua escrita não está correta. A forma mais correta de escrita dessa expressão é “Ah, está!”, indicando que algo está certo ou está bom.

Significado de
interjeição Indica uma interrupção na fala, no comportamento de alguém; basta: tá, já entendi! Expressão de concordância, de assentimento; OK: tá bem, eu vou! Etimologia (origem da palavra tá). Forma aférese de está, do verbo estar.

adjetivo Único; que só existe no seu gênero ou na sua espécie: a regra é uma para todos os funcionários.De mesma natureza: toda essa farinha é uma. pronome Alguém; certa pessoa: a loteria saiu para uma que já tinha muito dinheiro. Alguma coisa: ele disse sobre uma, mas comprou outra. Etimologia (origem da palavra uma).

1 registro, resumo, resenha, súmula, relatório, apontamento, anotação. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

Entre os verbos mais comummente utilizados numa ata, poderemos referir os seguintes: declarar, afirmar, apresentar, tomar (a palavra), intervir, decidir, discutir, analisar, votar, aprovar, rejeitar.

A locução coloquial «Ah, !» A expressão «Ah, é uma locução interjetiva ou são duas interjeições separadas? Obrigado mais uma vez. Na Moderna Gramática Portuguesa, de Evanildo Bechara, a interjeição ah enquadra-se quer na situação de admiração, quer de alívio, conforme os estados emotivos que traduz em contexto.

"Ah" em português é interjeição. Interjeição é a palavra que exprime nossos estados emotivos. Tem existência autônoma, podendo constituir sozinha verdadeira oração que significa: 5.1.

O que é Aném: Derivado da expressão "ah não". Mostra indisposição.

Tá: redução de está
Tá é a forma reduzida de está, a 3. ª pessoa do singular do presente do indicativo do verbo estar. Embora seja frequente e aceitável o seu uso numa linguagem oral, está errado o seu uso na linguagem escrita.

Forma informal de "está", muito usada por praticamente todo mundo. Exemplo de uso da palavra Tá: Ele tá me chamando. Eu tô de dieta.

  1. Domine o conteúdo. ...
  2. Preste atenção na linguagem corporal. ...
  3. Certifique-se que sua fala tem começo, meio e fim. ...
  4. Conte histórias para encantar o leitor. ...
  5. Pratique a inclusão. ...
  6. Apaixone-se pelo tema da apresentação. ...
  7. Respeite as críticas e aprenda com elas.

A ata pode ser classificada em formal e informal. A diferença está no grau de formalidade e importância da reunião a ser realizada. Elas se diferenciam principalmente na construção da estrutura.

Na ata não deve haver abreviaturas, e os números, datas e valores por exemplo, devem ser escritos, preferencialmente, por extenso. Exemplo: “Aos quinze dias do mês de fevereiro de mil novecentos e noventa e nove, realizou-se…”

Idealmente, a formatação da ata de condomínio pode ser feita da seguinte forma: Fonte: Arial, Courier New ou Times New Roman (a fonte escolhida deve ser usada em todas as atas); Tamanho padrão: 12; Espaçamento entre linhas de 1,5.

Um modelo de ata padrão deve incluir:

  1. A data e o horário da reunião.
  2. Participantes, tanto os presentes como os ausentes.
  3. Pontos de discussão importantes.
  4. As decisões tomadas durante a reunião.
  5. Ações a realizar resultantes e etapas seguintes.
  6. A data e o horário das reuniões seguintes.

Características da Ata
Números só podem ser escritos por extenso e não é permitido o uso de abreviações ou siglas.

“Aos vinte dias do mês de março, digo, de abril, de mil de dois mil e treze…” Quando se constatar erro ou omissão depois de lavrada a ata, usa-se a expressão “em tempo”: “Em tempo: onde se lê março, leia-se abril”.

A expressão tá bom é muito usada pelos falantes para indicar concordância, que está tudo bem. Assim, é sinônima de: sim, concordo, ok, certo e beleza, entre outros.

Se surgir dúvida entre o há ou a, deve se usar o "há" quando o verbo haver assumir o sentido de existir. Exemplo: - Há (existe) um modo mais fácil de fazer esse cálculo. Outra diferença entre há ou a é que há também é utilizado quando o verbo haver expressa tempo passado.