Qual é o correto Arraiá ou Arraial?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

O termo "arraiá" é usado na variação linguística regional para retratar sobre a festa popular brasileira, que acontece em junho. A palavra "arraial" também faz menção à festa, porém a escrita é realizada conforme a norma-padrão, isto é, representa o que está nos dicionários e gramáticas normativas.

Lugar onde se realizam festas populares, esp. juninas. [Nas festas juninas, o arraial ganha aspecto de roça, de uma cidadezinha do interior do Brasil, com sua maneira típica de comemorar (roupas, músicas, danças, comidas, fogueira e, ger., a encenação cômica de um casamento).]

No Brasil, a Festa Junina acontece em homenagem a três santos católicos – Santo Antônio, São João e São Pedro. Trazido ao país pelos colonizadores portugueses, o arraiá se tornou um momento para valorizar a cultura de cada região do país e, claro, incentivar a confraternização entre todo mundo que ama um bom festerê.

#1 Xadrez, muito xadrez
Mas a estampa, além de ser um clássico absoluto e clássico das festas caipiras, ainda está súper em alta! Com alguns toques, qualquer produção ganha ares juninos com uma boa camisa xadrez. Mas vale também apostar em looks mais caprichados, com saias, vestidos e até calças na estampa.

As jardineiras são uma ótima alternativa para o tradicional vestido de festa junina. Isso porque, dependendo do clima, você pode usar com uma blusa de manga curta ou comprida por baixo. Além disso, o macacão pode compor o seu traje caipira.

1. Acampamento. 2. Festa popular ao ar livre, geralmente com música, comida e bebida (ex.: os arraiais começam no próximo mês).

Termo de origem medieval proveniente da conjugação do artigo árabe al com o qualificativo raial que evoluiu para real, ou seja, próprio do rei. Originalmente, era empregado para qualificar as áreas ocupadas transitoriamente pelas tropas do monarca e, como tal, eram consideradas propriedade real temporária.

arraiais | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Entre todos os tesouros da fauna brasileira um animal que vive no fundo do rio chama atenção pela beleza inegável: a arraia Xingu (Potamotrygon leopoldi). Como o próprio nome indica, essa espécie é endêmica do Brasil, restrita apenas à bacia do rio Xingu, entre os estados do Mato Grosso e o Pará.

A toalha xadrez não pode faltar. Os chapéus de palha também compõem a decoração da mesa. Forrados com guardanapos, eles servem de cesta para os alimentos, como saquinhos de pipoca. Complete com imagens religiosas, como Santo Antônio, São João e São Pedro, e fitas coloridas caem bem.

Dizem os historiadores locais que o nome Arraial d'Ajuda foi uma homenagem a Tomé de Souza e aos primeiros jesuítas que aportaram na região da Bahia em 1549, com as naus Conceição, Salvador e Ajuda.

E para festas juninas é uma ótima pedida, combinando muito bem com camisa xadrez, blusas no estilo ciganinha em chita, com vários materiais e estampas. Para dar um toque caipira, a sugestão é incluir elementos como lenços no pescoço ou cabelo, botas, bolsas, chapéus e detalhes em couro.

Looks de festa junina: estilo faroeste
O look pode ganhar um toque especial com uma jaqueta jeans ou de couro. Ou então, se quiser algo mais confortável, uma boa opção é usar um camisetão básico, com uma camisa amarrada na cintura, que podem ser harmonizadas com uma saia ou calça jeans.

Look Festa Junina com Calça Jeans
Colocar camisas xadrez, cintos com fivelas grandes, botas e chapéus de cowboy, também são elementos que contribuirão para a combinação e montagem do look de forma equilibrada e característica.

O Arraial Cultural é uma realização do governo do Estado por meio da Fundação de Cultura e Comunicação Elias Mansour (FEM), com o apoio da Prefeitura de Rio Branco, Sebrae e Seinfra. A Polícia Militar fará a segurança do evento.