Qual é o correto Aluga-se ou aluga?

Perguntado por: aapolinario . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

"ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar.

O erro acontece porque o verbo "alugar" deveria estar na 3ª pessoa do plural para concordar com o sujeito paciente "salas comerciais". A escrita conforma a norma padrão, portanto, seria: "Alugam-se salas comerciais".

Indicativo

  1. Presente. eu. alugo. tu. alugas. ele/ ela/ você aluga. ...
  2. Pretérito Perfeito. eu. aluguei. tu. alugaste. ele/ ela/ você alugou. ...
  3. Pretérito Imperfeito. eu. alugava. tu. alugavas. ele/ ela/ você alugava. ...
  4. Pretérito Mais-Que-Perfeito. eu. alugara. tu. alugaras. ele/ ela/ você alugara. ...
  5. Futuro. eu. alugarei. tu. alugarás. ele/ ela/ você alugará

1. "ALUGA-SE ou ALUGAM-SE apartamentos?" O certo é "ALUGAM-SE apartamentos". A presença da partícula apassivadora "SE" faz a frase ser passiva, ou seja, o sujeito é quem sofre a ação do verbo(= apartamentos), e não quem pratica a ação de alugar.

Assim, se “alugar” for seguido de SE e se o elemento que vier após ele estiver no plural, a concordância deverá ser feita: Aluga-se máquina de pipoca.

O locatário é o sujeito que irá alugar determinado imóvel ou bem por meio de um contrato de locação. Também pode ser chamado de inquilino ou arrendatário.

Locador: é a pessoa que tem a propriedade de um imóvel e o disponibiliza para a moradia de outra pessoa, por meio de um contrato de aluguel; Locatário: é a pessoa que faz o pagamento mensal pelo aluguel do imóvel disponibilizado pelo locador.

Já o locatário é aquele que contrata o espaço pelo período determinado em contrato mediante parcelas mensais.

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.

É por isso que a resposta correta à pergunta do título é "vendem-se casas". Como não há preposição depois do se e a palavra seguinte está no plural, o verbo também deve ficar no plural.

Outra palavra usada de forma equivocada é menas. O uso correto é menos, advérbio de intensidade, que não varia no gênero, sendo acompanhado de substantivo masculino ou feminino, por exemplo: Há menos pessoas no local, entre ontem e hoje.

De acordo com o Dicionário Gramatical de Verbos Portugueses, o verbo alugar – verbo transitivo direto e indireto –, na aceção de «utilizar mediante aluguer», pede a preposição a antes do complemento indireto.

A concordância verbal deverá ser sempre feita de acordo com o pronome. Quando os dois termos são representados por pronomes, a concordância é feita com o pronome reto que tem a função de sujeito da frase: Ele era as piadas da família.

Se você quer falar sobre uma ação que alguém está tomando, o correto é dizer que “ele faz” ou que “eles fazem” alguma coisa. Agora, se você quer falar sobre uma determinada quantidade de tempo ou condição climática, usa apenas a forma singular do verbo, o “faz”.