Qual é o correto acima ou a cima?

Perguntado por: ifogaca8 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 10 votos

Acima, escrito junto, é um advérbio usado para demonstrar uma posição superior ou situação de maior importância. Por exemplo: “veja o cartaz acima e confira as regras”. Enquanto a cima, separado, é sinônimo de para cima. Exemplo: “o garoto olhou a mãe de baixo a cima”.

A palavra “acima” é um advérbio de lugar, usada para indicar uma posição. A expressão “a cima” é composta de um artigo e um substantivo e significa a parte superior de algo.

mais que tudo
O mesmo que acima de tudo. (Confrontar: mais-que-tudo.) Origem etimológica:latim totus, -a, -um, todo, inteiro.

1 arriba, sobre, em cima, em local elevado, em lugar alto, em lugar superior, em posição elevada, no alto.

Do contrário, se ele estiver no singular, o verbo também será escrito no singular. Exemplos: Segue abaixo a foto do evento. Segue abaixo a lista de formandos.

Embaixo, escrito junto, é um advérbio de lugar e significa que algo está em uma posição inferior. Isso quer dizer que pode ser substituído pelo seu oposto, o advérbio em cima, que sempre é escrito separado.

Logo, em cima, escrita de forma separada, é o antônimo da palavra embaixo. Exemplos com a expressão em cima: - Quando cheguei em casa, ele estava no quarto fica lá em cima.

Acima da lei é uma expressão indicativa de irrespeito da lei e correlativa impunidade: - Neste país, ninguém está acima da lei.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

O correto nesse caso é acima de tudo, já que quando escrito junto acima se refere a uma posição de certa superioridade, em muitos casos fugindo do sentido material para expressar um sentido figurado onde uma situação ou objeto pode estar em uma melhor posição com base em importância.

Que foi citado acima ou anteriormente: 1 supramencionado, supradito, suprarreferido, supraindicado, supratranscrito, sobredito, susodito, referenciado, aludido.

Aonde ou onde são termos gramaticalmente corretos e, embora os dois sirvam para indicar lugar, cada um deles tem uma aplicação adequada. Enquanto onde indica permanência, aonde dá a ideia de movimento, e essa é a principal diferença entre as duas palavras.

E a regrinha para lembrar seu uso é igual ao da palavra anterior: você só deve usar “aonde” para referenciar locais físicos. Mas atenção, diferente de “onde”, “aonde” só é usado com verbos que pedem a preposição “a”, ou então para verbos que indicam movimento.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Como foi possível constatar, as duas maneiras estão corretas e são aceitáveis na Língua Portuguesa. Mas lembre-se: “anexo” varia em gênero e número; “em anexo” é invariável.

As duas formas estão corretas pela gramática. No entanto, a redação oficial orienta o uso apenas do primeiro caso (concordando com o referente). Na linguagem jurídica, prefira a concordância direta (sem a preposição “em”).

Anexo, sendo adjetivo (do particípio de anexar, cuja forma plena é anexado), deve concordar com o substantivo a que se refere: documentos anexos, certidões anexas, isto é, que foramanexados ou anexadas.