Qual é o corpo perfeito para a sociedade?

Perguntado por: afelix . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.9 / 5 20 votos

A maioria dos entrevistados respondeu que constantemente sofre pressão por causa de sua forma física, e que, de um modo geral, o único modelo aceito como desejável pela sociedade é o do homem sarado e musculoso.

Na sociedade contemporânea, o corpo tem se configurado cada vez mais como um dos principais espaços simbólicos na construção dos modos de subjetividade de nossa época. Vários autores têm apontado a dimensão que o corpo passou a ocupar em nossa sociedade. Colocar o corpo em cena não é algo novo.

O padrão de beleza refere-se às normas estéticas impostas pela sociedade. Ou seja, são padrões culturais, que vão variar em cada período histórico e contexto.

Ao longo do tempo os padrões de beleza se modificam conforme as tendências de cada época. Mas no Brasil, o padrão se consolidou pela sensualidade, seios fartos e quadris largos, muito influenciado pela cultura indígena, carnavalesca e liberdade de exposição de corpos.

A tendência atual é ter um corpo extremamente esculpido, seco, sem excesso de curvas, levemente malhado, porém considerado “lindo e saudável” segundo a maioria das pessoas. Essas mensagens estão sendo divulgadas em todos os lugares como o padrão de beleza ideal.

De acordo com um estudo desenvolvido pela Universidade do Texas, nos Estados Unidos, a mulher que conquistou esse “título” é a atriz britânica Kelly Brook, de 34 anos.

Corpo ampulheta ou violão: É o biótipo mais desejado pela maioria das mulheres. É definido por ombros e quadris no mesmo tamanho e pela cintura marcada. Fica bom com praticamente todas as roupas.

Um padrão de beleza é um conjunto de normas estéticas que formatam o corpo de um indivíduo, de acordo com processos culturais localizados em um determinado espaço e tempo histórico.

O que são padrões de beleza? O conceito de padrões de beleza está relacionado ao conjunto de características físicas que são tidas como ideais e tornam-se modelos a serem seguidas pelas pessoas. Esses modelos variam de acordo com o período histórico, cultura e idade das pessoas.

O corpo perfeito é aquele que funciona bem, que tem os nutrientes que precisa e é sinônimo de saúde. Por isso, para muito além do emagrecimento e do peso ideal, cuide do seu corpo para que ele possa te acompanhar por muitos e muitos anos no futuro.

Sabe-se que os padrões de beleza têm grande influência na vida das pessoas atualmente, e grande parte oriundos das redes sociais e mídias. Tais influências, podem interferir no estado nutricional da população que considera de suma importância adequar-se aos padrões impostos.

É possível viver fora dos padrões de beleza
Até a mais magérrima das modelos nas passarelas terá 'imperfeições' em seu corpo, na visão do padrão de beleza.

Não existe um tipo de beleza. E percebendo isso, começamos a refletir sobre a importância de nos aceitar como somos. Se sentir como um ser único e de uma beleza única é mais importante do que tentar se moldar fisicamente para caber dentro de qualquer padrão. Até porque, o padrão não é alcançável para todas as pessoas.

A percepção alterada da própria aparência leva à dismorfia corporal, que faz com que a pessoa se incomode com defeitos imaginários ou triviais. A nutricionista Daniela Nazaré Cotrim diz que os Transtornos Alimentares (TAs) mais estudados são a anorexia, a bulimia e o transtorno da compulsão.

Pesquisa aponta que 84% dos brasileiros se preocupam com padrões de beleza. Outros 4% afirmam se considerar belos.

Nos Estados Unidos há obsessão pelo bumbum avantajado e quadril largo, tendência inspirada nos corpos das celebridades locais Kylie Jenner e Kim Kardashian. Por lá é comum a busca por procedimentos estéticos e cirurgias para alcançar esse resultado. A busca por um corpo saudável é fator comum entre as jamaicanas.

O padrão atual é que toda mulher deve ser loira, alta, magra, olhos claros, pele impecável, o que na verdade não passa de uma ditadura que vai nos afastando da nossa essência e singularidade.

O padrão de corpo, bastante divulgado na sociedade atual, consiste em mulheres jovens, magras, e com o corp. O corpo ficou banalizado. A mídia impõem o corpo ideal para toda a sociedade utilizando de inúmeras propagandas, com pessoas famosas e bem sucedidas relacionando muitas vezes o sucesso delas com o seu corpo.

O corpo é algo primordial para interagirmos na sociedade, pois dependendo da forma que ele se encontra somos muito bem visto por determinados grupos sociais, isto é, se ele estiver em “forma ideal” de acordo com o padrão que a mídia tenta nos influenciar, caso contrario se não estivermos nesse padrão estético somos ...

Em geral, costumam variar de acordo com países, culturas e até faixa etária. Ou seja, apesar de termos características físicas próprias, muitas de nós passamos a buscar determinados atributos para nos encaixar no padrão: peso, altura, cor dos olhos e dos cabelos, tamanho dos seios e muito mais.