Qual é o corpo celeste mais próximo da Terra?

Perguntado por: eguimaraes . Última atualização: 1 de março de 2023
4.5 / 5 20 votos

Lua

O corpo celeste mais próximo da Terra é a Lua. Esse satélite natural orbita a esfera terrestre, influenciando, inclusive, eventos terráqueos, como as marés. Os meteoros são meteoroides que rompem a atmosfera terrestre; já os meteoritos são meteoroides que atingem a superfície do planeta.

1º - VY Canis Majoris: também conhecida como VY Cma, essa hipergigante possui um brilho avermelhado, sendo 2.100 vezes maior que o Sol em diâmetro. Para se ter ideia de sua magnitude, dentro dela caberia quase três bilhões de planetas iguais à Terra. Sua localização aparente está na constelação de Cão Maior.

Corpos celestes é um termo genérico usado em astronomia para designar as matérias existentes no espaço sideral. Desse modo, ele pode ser aplicado para referir-se a estrelas, planetas, asteroides, cometas, meteoritos, satélites naturais e até mesmo os artificiais enviados pelo homem.

Lua

A Lua é o único satélite natural da Terra, situando-se a uma distância de aproximadamente 384.405 km do nosso planeta.

Os planetas orbitam o Sol e não têm luz própria. São oito: Júpiter, Marte, Mercúrio, Netuno, Saturno, Terra, Urano, Vênus.

Esse ambiente constitui-se de um vácuo parcial contendo baixa densidade de partículas, predominantemente plasma de hidrogênio e hélio, além de radiação eletromagnética, campos magnéticos, neutrinos, poeira interestelar e raios cósmicos.

Page 1

  • MERCÚRIO.
  • "',
  • o planeta mais próximo do Sol, a uma distância média.
  • 170 graus negativos. Porque é Mercúrio.
  • à de três meses na Terra. Durante as.
  • Superfície de Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.
  • o DETECTIVE DO COSMOS: DESVENDANDO OS MIST~RIOS.
  • 107 p. [ 36] p. u. : u. ; 22 cm.

Astrônomos da Austrália anunciaram neste domingo (9) a descoberta de uma estrela de 13,6 bilhões de anos, a mais antiga jamais avistada. Este corpo celeste formou-se 200 milhões de anos após o Big Bang, que deu origem ao Universo, informaram os especialistas, que publicaram estudo na revista científica "Nature".

Existem mais de 5.000 mundos além do nosso sistema solar, diz Nasa.

O asteroide Ida é um dos corpos menores do sistema solar. Na imagem é possível observar-se a sua pequena lua, Dactyl.
...
Segundo esta definição, são considerados corpos menores do sistema solar:

  • Asteroides (de todas as classes);
  • Centauros;
  • Damocloides;
  • Cometas;
  • Objetos transneptunianos;
  • Meteoroides.

Existem inúmeros corpos celestes, porém os principais são: asteróides, cometas, estrelas, meteoros, meteoritos, satélites e planetas.

A nossa galáxia foi batizada de Via Láctea por causa do seu aspecto esbranquiçado. Os gregos antigos a chamaram assim porque viam um “caminho de leite” ao observar o céu.

Via Láctea é uma das galáxias que formam o Universo. Ela é uma galáxia do tipo espiral normal, formada por um bojo, quatro enormes braços principais que compõem o seu disco e um amplo halo galático que a envolve.

Maior objeto já descoberto
Um filamento galáctico com aproximadamente 10 bilhões de anos-luz (3 Gigaparsecs) em sua maior dimensão, por 7,2 bilhões de anos-luz (2,2 Gigaparsecs) na outra.

que tem fora do universo. a resposta é nada. o universo é. por definição. tudo que existe.

O quasar que parece ser mais brilhante no céu é 3C 273, na constelação de Virgem. Ele tem uma magnitude aparente de 12,8 (brilhante o suficiente para ser visível através de um telescópio médio, mas tem uma magnitude absoluta de -26,7. De uma distância de 33 anos-luz, este objeto brilharia no céu tanto quanto nosso Sol.

Plutão

Mas em 2006, numa reunião da União Astronômica Internacional (IAU, da sigla em inglês), foi definida uma nova classificação para os corpos do Sistema Solar. Segundo essa nova classificação, Plutão não é mais considerado um planeta, e se encaixa numa nova categoria chamada “planeta anão”.