Qual é o contrário de sacrifício?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 24 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 8 votos

O contrário de sacrifício é: 1 egoísmo, apego, individualismo, egocentrismo. 2 prazer, deleite, gozo, agrado, aprazimento.

Muitos outros exemplos poderiam ser citados a respeito de pessoas que se sacrificaram pelo Senhor. Entretanto, um lugar no reino do Pai Celestial vale qualquer sacrifício que tenhamos que fazer quanto ao nosso tempo, nossos talentos, nossa energia, nosso dinheiro e também nossa vida.

Primícias, dízimos, oferta de carne, oferta de bebida, incenso, entre outros, também são considerados sacrifícios na Bíblia (M. G. Easton, Illustrated Bible Dictionary and Treasury of Biblical History, Biography, Geography, Doctrine, and Literature).

Quando falamos de sacrifício, uma expressão vem à mente: “No Pain. No gain”. Ela descreve com incrível clareza a relação direta entre as importantes conquistas e vitórias que todos objetivamos em nossas vidas e carreiras com os grandes esforços a eles associados.

Basicamente, a lei do sacrifício, diz que nenhum objetivo ou conquista que valha a pena poderá ser conseguida sem sacrifício, ou seja, sem um trabalho sagrado. Toda energia que emitimos, retornará a nós transformada. Nenhum sacrifício humano deixou ou deixará de ser retribuido.

1 aGuarda o teu pé, quando entrares na casa de Deus; e inclina-te mais a ouvir do que a oferecer sacrifícios de tolos, pois não sabem que fazem mal.

22 Porém Samuel disse: Tem porventura o Senhor tanto prazer em holocaustos e sacrifícios quanto em que se obedeça à apalavra do Senhor? Eis que o bobedecer é melhor do que o csacrificar; e o atender é melhor do que a gordura de carneiros.

A função essencial da liturgia cristã é a ação eficaz do Senhor Jesus na sua doação pascal mediante palavras e gestos simbólicos, como memória, presença e espera da salvação.

O sacrifício é fator determinante para prosseguir sua jornada, pois o duelo interior é constante entre ficar ou seguir em frente. Porém, as dificuldades têm objetivo de auxiliar o homem no seu processo de adequação; na renovação de sua personalidade e, por conseguinte, em todos os domínios de sua vida.

A maior diferença entre o holocausto e as outras ofertas é que na oferta queimada, o animal inteiro era queimado sobre o altar, simbolizando total dedicação ou submissão a Deus.

A principal importância do sacrifício era a oferenda do sangue, que saciaria a fome dos deuses. Em geral, um escravo, um inimigo de guerra ou uma virgem eram utilizados durante os sacrifícios humanos.

“Quem não faz sacrifícios, não alcança benefício.”

A virtude da Rosa das Virtudes exercitada foi o Espírito de Sacrifício que é a disposição sincera de realmente oferecer, espontaneamente, interesses, comodidades, vida, tudo em prol do cumprimento do dever.

Obedeça aos seus mandamentos. Servir à Deus também implica em seguir o que Ele manda. Em João 14:21 (ARA), Jesus deixa claro: “aquele que tem os meus mandamentos e os guarda esse é o que me ama; e aquele que me ama será amado de meu Pai, e eu o amarei, e me manifestarei a ele.”

Desprezar (coisa ou pessoa) em favor de (outra): sacrificar a vida pelos filhos. Diminuir o valor, prejudicar, pôr em risco: o autor sacrificou o papel.

Levítico 1 traz instruções para a realização de sacrifícios de animais, chamados holocaustos. Esse sacrifício era realizado no tabernáculo (e mais tarde no templo, em Jerusalém) todas as manhãs e tardes, e também em ocasiões especiais.