Qual é o contrário de paradoxo?
O contrário de paradoxo é: Principais antônimos de paradoxo: 1. coerência, congruência, lógica, logicidade, razão, sensatez, harmonia, conformidade, concordância.
O que é uma pessoa paradoxal?
Paradoxal é um adjetivo de dois gêneros que significa algo que contém ou envolve um paradoxo, ou seja, é incoerente ou absurdo. Alguns sinônimos de paradoxal podem ser: contraditório, ridículo, esquisito, disparatado, insensato.
Qual é o termo que melhor expressa o oposto do termo difícil?
1. fácil, simples, tranquilo, moleza, suportável, aceitável, tolerável, folgado, desafogado, natural, espontâneo, pacífico, pacato.
Qual é a diferença entre antítese e paradoxo?
O paradoxo, ou oximoro, também é uma figura que usa sentidos opostos para passar uma mensagem de modo mais intenso. No entanto, enquanto a antítese consiste no mero uso de termos opostos no enunciado, o paradoxo constrói uma relação entre esses termos de modo a criar uma mensagem aparentemente contraditória.
Qual o paradoxo mais difícil do mundo?
Paradoxo de Fermi
Esse é o Paradoxo de Fermi, o físico que se perguntou: “onde estão eles”, durante um almoço com seus colegas. Uma das soluções a esse paradoxo desafia a ideia de que a Terra é um planeta comum e postula que a vida é extremamente rara em todo o universo.
Como identificar uma antítese?
Como identificar uma antítese? É possível observar a antítese pela presença de palavras, expressões ou mesmo orações com sentidos contrários. Veja um exemplo: O namoro de Paulo e Carla era baseado em amor e ódio.
O que é antítese de um exemplo?
Antítese, uma das figuras de linguagens, é a responsável por representar os opostos das coisas. Alguns exemplos básicos de antíteses são as palavras "amor" e "ódio", ou "bom e "ruim", ou ainda "céu" e "inferno".
O que é eufemismo é um exemplo?
O que é eufemismo:
“Ir para a terra dos pés juntos”, “comer capim pela raiz”, e “vestir paletó de madeira” são alguns exemplos de eufemismos utilizados para se referir a morte de alguém. No entanto, nestes exemplos, o eufemismo, mesmo na tentativa de suavizar a mensagem, pode apresentar um caráter grosseiro.
O que é o paradoxo do amor?
O paradoxo da intimidade
É este o paradoxo do amor e do desejo: um antagonismo aparentemente irreconciliável em que o amor anseia por proximidade profunda e o desejo por uma distância saudável.
O que é paradoxo na psicologia?
O paradoxo é uma figura de linguagem ou figura de pensamento. É chamado também de oximoro ou oxímoro, e consiste na expressão de uma ideia contrastante, isto é, em que há oposição, além de conter em si uma contradição, uma incoerência, por apresentar elementos que se contradizem.
O que é solidão paradoxal?
É na solidão que se descobre que a vida não é uma propriedade a ser defendida, mas um dom a ser repartido. É na solidão que também se pode envelhecer livremente sem se preocupar com a utilidade, de, por exemplo, oferecer um serviço novo.
O que é a palavra mais difícil do mundo?
Hipopotomonstrosesquipedaliofobia (33 letras)
Indica a fobia de pronunciar palavras longas ou complicadas, principalmente em público, por medo de errar.
Qual é o oposto de cruel?
O contrário de cruel é: 1. benevolente, bondoso, bom, clemente, doce, gentil, humano, sensível, misericordioso, santo, benévolo, compreensivo, caritativo, benéfico, benigno, paciente, piedoso, caridoso, generoso, manso, franco, magnânimo, virtuoso, patriarcal.
O que é o contrário de raro?
24 antônimos de raro para 6 sentidos da palavra. O contrário de raro é: 1. abundante, continuado, frequente, trivial, corriqueiro, comum, banal, ordinário, vulgar, repetido, normal, denso.
O que é metonímia é um exemplo?
Metonímia é uma figura de linguagem ou de palavra que consiste na substituição de uma palavra ou expressão por outra, havendo entre elas algum tipo de ligação. Desse modo, é possível apontar a metonímia nas seguintes frases: O fazendeiro precisava de muitos braços para o trabalho daquela semana.
O que é hipérbole é um exemplo?
Por ser um recurso estilístico que remete ao exagero, a hipérbole costuma ser utilizada para dar uma intensidade muito maior ou menor àquilo que se quer dizer, dando ênfase ao efeito do discurso. Veja no exemplo: Eu estou congelando de frio!
O que é elipse e zeugma?
Zeugma, assim como a elipse, também é uma figura de sintaxe caracterizada pela omissão de um termo. Porém, na elipse, o elemento omitido fica subentendido pelo contexto. No zeugma, essa omissão se dá especificamente com um elemento que já apareceu explicitamente em momento anterior no enunciado.