Qual é o contrário de excelência?

Perguntado por: vsantos6 . Última atualização: 2 de maio de 2023
4.7 / 5 15 votos

O contrário de excelência é: 1 falha, insuficiência, banalidade, vulgaridade, limite, mediania, platitude, mesquinhice. 2 limite.

Quando algo ou alguém gozam da qualificação de excelência é porque os mesmos dispõem de uma qualidade superior que os fará dignos de uma alta estimativa e apreço por parte do resto das pessoas.

Excelência é procurar melhorar todos os dias em pequenas coisas. E sabem o que é mais interessante? Procurar a excelência não é um conceito novo. Aliás uma das primeiras pessoas a falar sobre excelência foi o famoso filósofo Aristoteles que já na altura dizia: “ Somos o que repetidamente fazemos.

Ser excelente é melhor do que ser perfeito. Buscar a excelência é ser admirável, é exceder as expectativas, é aquele que se sobressai.

Deverá utilizar-se Sua Excelência (S. Ex. ª) quando se refere uma personalidade a alguém, tipo escrevi a Sua Excelência o Presidente da República e Vossa Excelência (V.

Seguindo o exemplo anterior, quando nos dirigimos a um Juiz para FALAR COM ELE, devemos chamá-lo de Vossa Excelência. Ex.: “Meritíssimo, a parte autora requer à Vossa Excelência seja concedida a antecipação da tutela”. Quando estamos FALANDO DO JUIZ (DELE), usa-se Sua Excelência.

O valor da excelência é fazer algo de acordo com a nossa melhor capacidade, e não para atingir um padrão específico. Como podemos saber o que é excelência? As nossas ações são “para a glória de Deus”, e não para a nossa fama e reputação ou a dos outros.

O Modelo de Excelência Em Gestão (MEG) é um método que avalia a gestão de empresas públicas, privadas e de pequeno, médio ou grande porte em relação ao seu grau de maturidade organizacional e excelência.

A excelência, entretanto, implica em um processo de constante evolução. Enquanto a perfeição é um estado, a excelência é um caminho. Ela é tão diferente da perfeição que até presume que o que é considerado perfeito por algum critério pode ser melhorado.

“A excelência moral, então, é uma disposição da alma relacionada com a escolha de ações e emoções, disposição esta consistente num meio-termo (o meio-termo relativo a nós) determinado pela razão (a razão graças à qual um homem dotado de discernimento o determinaria)”.

Há duas espécies de excelência: a intelectual e a moral.

Em João 12:26 (ACF), Jesus diz aos seus discípulos: “quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará”. Por isso, sabemos que servir ao Pai implica em seguir Jesus e seus mandamentos.

A busca pela excelência, portanto, se constrói na prática, como bem colocou o filósofo inglês Will Durant em 1926 em uma frase até hoje atribuída a Aristóteles. “Nós somos o que fazemos repetidamente. Excelência, portanto, não é um ato e sim um hábito”.

Vossa Excelência (V. Ex. ª): pronome utilizado para as altas autoridades do poder judiciário, legislativo e executivo. É comum também entre as altas patentes militares.

V. Exa. Dicionário Infopédia de Siglas e Abreviaturas.

ª pessoa do singular ou do plural (Vossa Excelência ou Vossas Excelências), a concordância verbal deverá ser feita sempre com a 3. ª pessoa do singular ou do plural: Infelizmente, Vossa Excelência não cumpriu suas promessas eleitorais. Infelizmente, Vossas Excelências não cumpriram suas promessas eleitorais.

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico.

"Em geral, costuma-se utilizar nas petições judiciais dirigidas ao juiz o vocativo 'Excelentíssimo Senhor Juiz de Direito'. No entanto, o Manual de Redação da Presidência da República entende que o pronome de tratamento excelentíssimo só deve ser empregado em relação a altas autoridades.