Qual é o contexto em que surge o Dadaísmo?

Perguntado por: lmuniz . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.5 / 5 19 votos

Surgiu em 1916, durante a Primeira Guerra Mundial, como um movimento de contestação aos valores culturais. Contrário à racionalidade e à arte acadêmica, privilegiou o nonsense (ausência de significado) e defendeu a arte espontânea.

Caráter irônico, radical, destrutivo, agressivo e pessimista; Aversão à guerra e aos valores burgueses; Rejeição ao nacionalismo e ao materialismo; Crítica ao consumismo e ao capitalismo.

Já o dadaísmo foi um movimento que buscou subverter a lógica da arte como uma maneira de evidenciar os tempos insanos que viviam. O contexto era o da Primeira Guerra Mundial (1914-18) e alguns intelectuais se refugiaram na Suíça.

O impacto causado pelo dadaísmo justifica-se plenamente pela atmosfera de confusão e desafio à lógica sugerido por ele, optando por expressar de modo inconfundível suas opiniões acerca da arte oficial e também das próprias vanguardas ("sou por princípio contra os manifestos, como sou também contra princípios").

Muitos dadaístas acreditavam que a "razão" e a "lógica" da sociedade capitalista burguesa levaram as pessoas à guerra. Eles expressaram sua rejeição dessa ideologia na expressão artística que parecia rejeitar a lógica e abraçar o caos e a irracionalidade.

Tristan Tzara

Hugo Ball e o romeno Tristan Tzara são considerados os fundadores do Dadaísmo. Tanto é que Ball leu o primeiro manifesto dadaísta em 14 de junho de 1916. Ambos diziam que Dada era uma nova tendência de arte.

As obras do dadaísmo consistiam na desconstrução da arte tradicional, tendo como proposta a ideia da desordem, do caos e do acaso. Com isso, o propósito dos artistas dadaístas era criar uma arte de protesto que chocasse a sociedade burguesa. O dadaísmo ganhou grande destaque na literatura.

O surrealismo é um movimento de vanguarda surgido na Europa entre os anos de 1919 e 1924. Portanto, aconteceu logo depois da Primeira Guerra Mundial (1914-1918). A Europa estava em reconstrução. Como resultado da guerra e da derrota alemã, novos países surgiram e outros confirmaram seu poderio.

  • Marcel Duchamp
  • Salvador Dalí
  • Tristan Tzara
  • Hugo Ball
  • Hans Arp
  • Man Ray

O dadaísmo foi um dos movimentos mais emblemáticos das vanguardas europeias e norte-americanas do início do século XX. Se propôs a ser um movimento antiarte ao reivindicar objetos aleatórios do cotidiano como arte, mudando as compreensões em relação ao fazer artístico.

O fim do Dadaísmo como atividade de grupo ocorreu por volta de 1921.

O movimento artístico é a marca da arte no século XX. Pode ser definido como um pensamento comum de um grupo de artistas acerca do que é arte, como fazê-la e o impacto que querem na sociedade. Os movimentos geralmente têm data de início clara, normalmente através de manifestos e/ou exposições artísticas.

Foi o artista francês Marcel Duchamp (1887-1968) o primeiro a chamar de "móbiles" os objetos criados por Alexandre Calder. Duchamp também idealizou uma das obras considerada precursora da ideia de arte cinética, a Roda de Bicicleta (1913), uma roda acoplada em um banquinho de madeira.

Pontilhismo

Um dos movimentos artísticos que mais valorizou o ponto foi justamente o Pontilhismo.

Significado de Dadá
substantivo masculino e feminino [Artes] Adepto do dadaísmo (1916-1922), movimento artístico e niilista, definido pela oposição aos valores sociais e culturais, pela ênfase ao absurdo, pela falta de razão, direcionando o instinto criativo para negar o conceito de arte; dadaísta.

Mas enquanto o dadaísmo propunha uma nova relação do homem com o meio, o surrealismo queria uma nova relação do homem com seu inconsciente, de onde retiraria imagens puras, sem interferências sociais. A influência dos dois movimentos pode ser facilmente notada em uma série de eventos na cidade.

dada | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Liberdade, ruptura e transformação estética, tanto na literatura como na pintura, são termos que caracterizaram e aproximaram Dadaísmo e Surrealismo.

Muitos artistas se inspiraram na atmosfera crítica do dadaísmo e no caráter subversivo dos ready made. Foi possível perceber outras possibilidades de representação e expressão, ressignificando objetos prontos. Dessa forma, outros artistas também utilizaram o artifício em suas criações.

As vanguardas artísticas ultrapassaram o limite até então encontrado nas artes, propondo assim, novas formas de atuação estética ao questionar os padrões impostos. No Brasil, elas influenciaram diretamente o movimento modernista, que teve início com a Semana de Arte Moderna de 1922.