Qual é o conceito epistemologia?

Perguntado por: ivargas . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.9 / 5 11 votos

Epistemologia é o nome dado ao estudo do conhecimento e suas formas. Tenta descobrir como o conhecimento é adquirido pelas pessoas a partir dos princípios da crença, verdade e justificativa. Atualmente é compreendida como a Teoria do Conhecimento, mas nem sempre foi assim.

A tarefa principal da epistemologia consiste na reconstrução racional do conhecimento científico, conhecer, analisar, todo o processo gnosiológico da ciência do ponto de vista lógico, lingüístico, sociológico, interdisciplinar, político, filosófico e histórico.

A EPISTEMOLOGIA LÓGICA, que estuda a linguagem científica e a pesquisa das regras lógicas do empirismo; A EPISTEMOLOGIA GENÉTICA, que estuda a atividade científica partindo de uma psicologia da inteligência, que finda em um estruturalismo genético; A EPISTEMOLOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, que estuda a produção das teorias e ...

O cerne da epistemologia trata de quatro áreas fundamentais: Análise filosófica da natureza do conhecimento e como o conhecimento se relaciona com a verdade, crença e justificação. Problemas relativos ao Ceticismo, ou questões derivadas deste. Critérios para se afirmar que algo é conhecido e justificado.

A epistemology of education
O conhecimento em Educação é examinado segundo o processo que toda ciência efetivamente realiza, na definição de seu objeto. Este objeto por sua vez é definido pelo paradigma que o sujeito científico assumir.

5 sinônimos de epistemologia para 1 sentido da palavra epistemologia: Ciência da origem e da natureza do conhecimento: 1 filosofia do conhecimento, gnoseologia, gnosiologia, teoria da ciência, teoria do conhecimento.

Finalmente,os pilares epistemológico (estratégico/diretivo), lógico (tático/gerencial) e técnico (funcional/operacional) da metodologia da pesquisa científica, processo compreendido por uma investigação sistemática, estruturada e rigorosa que objetiva produzir um tipo de conhecimento considerado mais seguro, mais ...

Dentre as correntes filosóficas que trabalham embasadas na teoria do conhecimento, citamos: Dogmatismo, Ceticismo, Relativismo, Pragmatismo e Criticismo (ponto intermediário entre o ceticismo e dogmatismo).

Assim, de acordo com esta abordagem, o individuo aprende quando consegue apreender um conteúdo e formular uma representação pessoal de um objeto ou realidade. Esse processo é determinado por experiências, interesses e conhecimento previsto (LAKOMY, 2008).

De forma geral, epistemologia — ou teoria do conhecimento, é uma área da filosofia que estuda o conhecimento. Como sempre, a origem da palavra ajuda a entender melhor o conceito. Epistem, do grego, significa conhecimento e logia significa estudo. Assim, epistemologia é o estudo do conhecimento.

Significado de Epistêmico
Que se refere à epistemologia, à teoria do conhecimento, reflexão sobre a natureza, o conhecimento e suas relações entre o sujeito e o objeto; epistemológico. Etimologia (origem da palavra epistêmico). Do grego epistemoe.

As bases epistemológicas da metodologia científica contribuem fundamentalmente para a racionalização de todos os processos a ser utilizados pela ciência, permitindo a apreciação e a análise dos respectivos fundamentos científicos e filosóficos da Teoria do Conhecimento.

Dois dos grandes problemas da epistemologia são o das origens e fundamentação do conhecimento (quais os processos pelos quais o adquirimos, em que ele se fundamenta) e o dos seus limites, ou extensão (quais as coisas que podem, em princípio, ser conhecidas e quais as que não podem).

Jonathan Dancy definiu a epistemologia em quatro áreas principais. A partir disso, foram desenvolvidos três pontos essenciais em relação à natureza do conhecimento: “saber que”, “saber como” e “conhecimento por familiaridade”.

4.1.
Os quatro estágios foram denominados de sensório-motor, pré-operatório, operatório concreto e operatório formal. Por sua vez, para um estudo mais detalhado, os estágios foram subdivididos em níveis.

A epistemologia provoca duas posições, uma empirista que diz que o conhecimento deve ser baseado na experiência, ou seja, no que for apreendido durante a vida, e a posição racionalista, que prega que a fonte do conhecimento se encontra na razão, e não na experiência.

A epistemologia é o ramo do conhecimento que se dedica a entender o próprio conhecimento (filosófico, científico ou de senso comum) — um processo cognitivo muito complexo.

O problema epistemológico se institui como questões fundamentais no percurso do pensamento do autor, o que nos dá a entender que esse projeto efetua uma constituição na ordem das razões internas das relações dos conceitos de contingência, experiência e necessidade, ou seja, um campo de possibilidade de sua ...

Todo cidadão produz conhecimento, que é repassado através das gerações pela oralidade, na escrita e em forma de publicações. Parte desse conhecimento pode ser registrado pela ciência, para entendimento das variáveis sociais, culturais, ambientais e outras.