Qual é o conceito do folclore?

Perguntado por: oveloso . Última atualização: 21 de maio de 2023
4.8 / 5 19 votos

Podemos definir folclore como um conjunto de mitos, crenças, histórias populares, lendas, tradições e costumes que são transmitidos de geração em geração e integram a cultura popular. As manifestações folclóricas ajudam a ler a história e caracterizam a cultura de um povo.

O termo foi criado em 1846, pelo arqueólogo inglês William John Thoms, estudioso da cultura popular, que uniu as palavras “folk”, que em português significa povo, popular e “lore”, cultura, saber. Em agosto de 1965, a data, que é celebrada em todo o mundo, passou a fazer parte do calendário brasileiro.

Simboliza, de fato, a cultura popular e apresenta grande importância na identidade de um povo. Para não perder a tradição é importante que as manifestações culturais sejam transmitidas através das gerações.

Conheça as lendas do folclore brasileiro:

  • Saci Pererê Saci Pererê – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Curupira. Curupira – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Sereia Iara. Iara – Ilustração – Dentro da História. ...
  • Mula sem Cabeça. Mula sem cabeça – Ilustração: Dentro da História. ...
  • Lobisomem. ...
  • Cuca.

O folclore brasileiro é bem diversificado e conta com atributos das culturas portuguesa, africana e indígena.

Tem origem europeia e foi trazida para o Brasil pelos portugueses, sendo comemorada em todo o território nacional entre a véspera de Natal, 24 de dezembro, e o dia de Reis, 6 de janeiro.

O Carnaval, a Festa Junina, a Congada, o maracatu, o frevo e o carimbó são exemplos de manifestações folclóricas brasileiras. O estudo de nosso folclore ganhou força a partir do século XX e foi incentivado por correntes como o romantismo e o modernismo.

Câmara Cascudo e Mário de Andrade foram dois pioneiros no registro folclórico nacional.

O QUE É FOLCLORE
FOLCLORE É O CONJUNTO DE TRADIÇÕES E MANIFESTAÇÕES POPULARES CONSTITUÍDO POR LENDAS, MITOS, PROVÉRBIOS, DANÇAS E COSTUMES QUE SÃO PASSADOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO. A PALAVRA TEM ORIGEM NO INGLÊS, EM QUE “FOLCLORE” SIGNIFICA SABEDORIA POPULAR.

Existem várias lendas e personagens folclóricos no Brasil, como o boitatá, o boto-cor-de-rosa, o caboclo d'água, o curupira, a iara, a vitória-régia, a mula sem cabeça, o negrinho do pastoreio, o saci e a cidade encantada em Jericoacoara.

22 de agosto

Dia do Folclore é celebrado no Brasil em 22 de agosto, e sua criação aconteceu na década de 1960, para celebrar as personagens do nosso folclore e incentivar estudos na área. O folclore brasileiro é comemorado em 22 de agosto, e nele é costume relembrar seus personagens, como o Curupira.

O Saci Pererê

O Saci Pererê está entre as lendas do folclore mais conhecidas pelo povo brasileiro. Assim como a maioria dos personagens folclóricos, ele também é de origem Tupi-Guarani. O Saci está descrito como um menino negro, de short vermelho, com apenas uma perna.

As lendas têm como função básica historiar ou explicar fatos como a origem das coisas, fenômenos naturais, figuras sobrenaturais, as lendas fazem parte da vida social das pessoas.

O Saci-Pererê

O Saci-Pererê é uma lenda do folclore brasileiro que se originou entre tribos indígenas do sul do Brasil, mas que sofreu influência de diferentes culturas. Tem apenas uma perna, usa um gorro vermelho e um cachimbo. Já foi retratado como um curumim endiabrado, com duas pernas, cor morena e um rabo.