Qual é o conceito de sustentabilidade social?

Perguntado por: dcardoso . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 20 votos

A sustentabilidade social é definida, basicamente, como a distribuição de renda com redução das diferenças sociais, principalmente para a população de baixa renda, e melhoria da qualidade de vida de toda a população.

O tripé da sustentabilidade é baseado em três pilares: social, ambiental e econômico. Os três fatores precisam estar interconectados para que realmente haja sustentabilidade.

De tal maneira, a sustentabilidade social é fundamental no que diz respeito à melhoria da qualidade de vida de toda a população, o que deve ser medido através de índices como a redução da violência, o aperfeiçoamento da educação e da saúde pública, por exemplo.

A sustentabilidade social sugere a igualdade dos indivíduos, baseado no bem estar da população. Para isso, é necessária a participação da população, com intuito de fortalecer as propostas de desenvolvimento social, acesso à educação, cultura e saúde.

Os 3 pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental.

A sustentabilidade consiste em atender às necessidades das gerações atuais sem comprometer as necessidades das gerações futuras, garantindo ao mesmo tempo um equilíbrio entre o crescimento econômico, o respeito pelo meio ambiente e o bem-estar social.

A sustentabilidade social é uma forma de transformar a sociedade e promover o desenvolvimento, combatendo a pobreza e desigualdades sociais. Para isso, torna a sociedade mais inclusiva, com comunidades resilientes e pacíficas e cidadãos empoderados, ouvidos e atendidos.

Por isso, trouxemos algumas formas de responsabilidade social para você aplicar na sua organização hoje mesmo!

  1. Reduzir o impacto ambiental. ...
  2. Educar o público-alvo. ...
  3. Criar líderes ambientais. ...
  4. Usar produtos naturais. ...
  5. Ações de voluntariado. ...
  6. Fazer doações para instituições sociais.

É possível subdividir esse conceito mais amplo em quatro tipos de sustentabilidade: a ambiental/ecológica, a empresarial, a social e a econômica. E é sobre esses tipos diferentes de sustentabilidade que vamos falar nesse artigo, bem como de formas de aplicar cada um deles em sua vida.

Tipos de sustentabilidade

  • Sustentabilidade ambiental.
  • Sustentabilidade social.
  • Sustentabilidade empresarial.
  • Sustentabilidade econômica.
  • Sustentabilidade agrícola.

Tipos de responsabilidade social

  • Responsabilidade Social Empresarial. ...
  • Responsabilidade Social Corporativa. ...
  • Responsabilidade Social Ambiental (RSA) ...
  • Responsabilidade Social Individual.

Esse conceito surgiu na década de 70 visando cumprir demandas que contribuem na diminuição de problemas sociais, éticos, ambientais e trabalhistas.

O que falar em um texto sobre sustentabilidade ambiental? É importante falar sobre o tripé da sustentabilidade, como o social, econômico e ambiental. Também pode citar a ONU e seus objetivos para um mundo mais sustentável.

Princípios da responsabilidade social

  1. Accountability. ...
  2. Transparência. ...
  3. Comportamento ético. ...
  4. Respeito pelos interesses das partes interessadas. ...
  5. Respeito pelo estado de direito. ...
  6. Respeito pelas normas internacionais de comportamento. ...
  7. Respeito pelos direitos humanos.

Sustentabilidade Responsabilidade Social, segundo a Norma Brasileira 16001 (2004, p. 5): [...] é a relação ética e transparente da organização com todas as suas partes interessadas, visando o desenvolvimento sustentável.

A responsabilidade social é basicamente a ética aplicada nas relações, seguindo o propósito de contribuir para uma sociedade mais justa. As pessoas, por meio desse pressuposto, devem estar disponíveis para apoiar causas sociais e ações que promovam o bem-estar de todos.

Em setembro de 2015, os países-membros das Nações Unidas aprovaram por unanimidade o documento “Transformando Nosso Mundo: A Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”, baseado em cinco eixos de atuação: Paz, Pessoas, Planeta, Prosperidade e Parcerias.