Qual é o conceito de questão social na contemporaneidade?

Perguntado por: egomes . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.3 / 5 5 votos

“A questão social não é senão as expressões do processo de formação e desenvolvimento da classe operária e de seu ingresso no cenário político da sociedade, exigindo seu reconhecimento como classe por parte do empresariado e do Estado.

(IAMAMOTO, 2000, p. 27-28). diversas formas que se manifesta, e a luta política. A questão social é expressão do processo de produção e reprodução da vida social na sociedade burguesa, da totalidade histórica concreta.

Marx e Engels

A teoria social de Marx e Engels nos fornece um instrumental teórico-meto- dológico capaz de dar precisão conceitual à expressão “questão social”, definindo-a como a exploração do trabalho assalariado pelo capital e a luta política do movimento operário contra esta exploração e suas múltiplas expressões.

A “questão social” se desenvolve a partir de fundamentos de caráter distintos, sejam eles econômicos, políticos e ideológicos. Contudo, seu fundamento mais profundo é o econômico, com desdobramentos po- líticos e ideológicos.

O Serviço Social contemporâneo tem como objeto as expressões da questão social, o reconhecimento das demandas profissionais e dos campos de trabalho, que serão explicitados individualmente a seguir.

Devido à interação social e partilha de características, os principais grupos sociais são: familiar, vicinal (vizinhança), educativo (escolas; faculdades), religioso (igrejas e demais instituições religiosas), profissional (empresas; escritórios), lazer (clubes; associações) e político (organizações ou partidos ...

A intensificação do ritmo do trabalho, reforçada pela inserção da tecnologia nos espaços de trabalho, o acúmulo de tarefas, as péssimas condições de trabalho, os vínculos temporários, os baixos salários, o contingenciamento de recursos direcionados às políticas sociais tem se apresentado na realidade como limites para ...

A "nova questão social", por sua vez, decorre do crescimento do desemprego e do surgimento de novas formas de pobreza.

Ou seja, a “questão social” nada mais é do que o conjunto de problemas sociais devidos a uma sociedade desigual, que tem suas manifestações expressas através da falta de moradia, fome, violência, miséria, problemas que são frutos da exploração desse modo cruel de acumulação.

Dessa forma, as expressões da Questão Social neste momento, passam a ser, desigualdade social, multidões pauperizadas, desprovidas de habitação, mínimas condições de saúde, verdadeiramente em situações miseráveis, bem como, falta de garantia e defesa de seus direitos.

Iamamoto aponta possibilidades: retomar a dimensão política e educativa do Serviço Social, uma profissão cuja prática crítica é também inspirada na educação de base; valorizar o trabalho cotidiano de profissionais, que lidam com uma imensa população usuária desprovida de qualquer direito.

Sobre outro prisma, o Serviço Social em seu cotidiano profissional, como instrumento básico de trabalho, o conhecimento e a linguagem (IAMAMOTO, 2009, p. 97).

O Estado assume, também, o papel de administrador da força de trabalho, onde através de uma rede de serviços sociais busca reduzir as desigualdades e o desemprego, configurando-se como Estado de Bem-Estar Social.

O conceito de questão social está relacionado com o sistema capitalista de produção, ou seja, a forma como a riqueza em uma sociedade é produzida e repartida. Assim, o capitalismo dá origem a muitas desigualdades sociais, uma área vital de intervenção do Serviço Social.

“Os assistentes sociais trabalham com a questão social nas suas mais variadas expressões quotidianas, tais como os indivíduos as experimentam no trabalho, na família, na área habitacional, na saúde, na assistência social pública, etc.

A intervenção profissional do assistente social pode ser caracterizada pelo atendimento às demandas e necessidades sociais de seus usuários, que podem produzir resultados concretos, tanto nas dimensões materiais, quanto nas dimensões sociais, políticas e culturais da vida da população, viabilizando seu acesso às ...

A pobreza se constitui pelo não acesso à riqueza socialmente produzida, fator que, no sistema capitalista, enriquece poucos e empobrece muitos. Sistema que potencializa a manifestação das expressões da questão social.

A relação interventiva do serviço social com os processos de mobilização e organização popular é explicitada, por exemplo, na lei de regulamentação da profissão (1993) que determina como competência do assistente social “prestar assessoria e apoio aos movimentos sociais, no exercício e na defesa dos direitos civis, ...

O grande desafio na atualidade é, pois, transitar da bagagem teórica acumulada ao enraizamento da profissão na realidade, atribuindo, ao mesmo tempo, uma maior atenção às estratégias, táticas e técnicas do trabalho profissional, em função das particularidades dos temas que são objeto de estudo e ação do Assistente ...