Qual é o conceito de qualidade de vida?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.1 / 5 19 votos

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, qualidade de vida é “a percepção do indivíduo de sua inserção na vida, no contexto da cultura e sistemas de valores nos quais ele vive e em relação aos seus objetivos, expectativas, padrões e preocupações”.

O termo qualidade de vida, neste contexto, se popularizou por volta de 1960 quando políticos norte-americanos o usaram como plataforma política. Falar de qualidade de vida naquele momento seria como uma recomendação para o sucesso administrativo.

O IDH varia de zero a um sendo:

  1. Baixo nível de Qualidade de Vida: IDH abaixo de 0,550;
  2. Médio nível de Qualidade de Vida: IDH entre 0,550 e 0,699;
  3. Alto nível de Qualidade de Vida: IDH entre 0,700 e 0,799;
  4. Muito Alto nível de Qualidade de Vida: IDH acima de 0,800.

Equilíbrio físico, mental, emocional e espiritual

  • Bem estar físico. O bem estar físico vai muito além da ausência de doenças, mas sim, a relação com a disposição, energia e força. ...
  • Bem estar mental. ...
  • Bem estar social. ...
  • Bem estar espiritual.

Desempenho: Refere-se às características operacionais básicas de um produto. Características: São as funções secundárias do produto, que suplementam seu funcionamento básico. Confiabilidade: Reflete a probabilidade de mau funcionamento de um produto.

Qualidade de Vida: 5 fatores que influenciam esse aspecto

  • Saúde.
  • Lazer.
  • Estabilidade.
  • Sociabilidade.
  • Propósito.

Você deseja ter uma vida equilibrada e com qualidade? Então, é preciso pensar na tríade corpo, mente e alma. Esses três pilares são o que nos sustenta e nos mantém em equilíbrio. Se algum deles não estiver bem, é provável que, em algum momento da sua vida, você sentirá os efeitos desse desequilíbrio.

Conclui-se que o IDH reflete a expectativa de vida de uma população, através da "longevidade" ; a educação ,pelo "conhecimento"; e o poder de compra, através do "padrão de vida".

“A qualidade de vida é um termo subjetivo e multidimensional que engloba características positivas e negativas da vida. É uma condição dinâmica que reflete os eventos da vida: a perda de um emprego, uma doença ou algum problema podem mudar a definição de qualidade de vida de forma rápida e drástica.

Quando falamos em qualidade de vida, falamos em um conceito que abrange diversos fatores, tais como: aspectos cognitivos, emocionais, financeiros, sociais, recreativos, de alimentação, atividade física, moradia e trabalho. Estima-se que muitos desses aspectos são vivenciados no meio escolar, acadêmico e profissional.

Entretanto, a qualidade não poderia ser precisamente definida, pois ela é uma propriedade simples e não analisável, que aprendemos a reconhecer somente através da experiência e observação.

Qualidade de vida é um parâmetro amplo, que passa por áreas como lazer, gastronomia, entretenimento, capacidade de consumo, socialização, saúde, educação e segurança pública. Trata-se, assim, de uma sensação de prazer que deriva também (mas não somente) de um bem-estar civilizatório proporcionado pelo Estado.

Alimentação saudável, atividade física, saúde do sono, controle de tóxicos, saúde mental e relacionamentos.

Educação é mais determinante do que renda para qualidade de vida, diz estudo - Revista Crescer | Escola.

São eles: foco no cliente, liderança, engajamento das pessoas, abordagem de processo, melhoria, tomada de decisão baseada em evidência e gestão de relacionamento.