Qual é o conceito de inteligência emocional?

Perguntado por: alima . Última atualização: 7 de maio de 2023
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Goleman descreve a inteligência emocional como a capacidade de uma pessoa de gerenciar seus sentimentos, de modo que eles sejam expressos de maneira apropriada e eficaz. Segundo o psicólogo, o controle das emoções é essencial para o desenvolvimento da inteligência de um indivíduo.

O que é a inteligência emocional:
Entre as características da inteligência emocional está a capacidade de controlar impulsos, canalizar emoções para situações adequadas, praticar a gratidão e motivar as pessoas, além de outras qualidades que possam ajudar a encorajar outros indivíduos.

Também chamada de interpessoal, a inteligência social pode ser definida como a nossa capacidade de equilibrar nossas informações emocionais e administrá-las corretamente para analisar e compreender as características socioemocionais das outras pessoas à nossa volta.

Em suma, a importância da inteligência emocional está em ajudar uma pessoa a ser mais criativa e a estabelecer melhores abordagens para lidar com conflitos e diversas situações, comportando-se de maneira racional e influenciando outras pessoas para resolver de maneira construtiva os problemas do dia a dia.

O conceito de Inteligência Emocional (IE) surgiu no âmbito acadêmico, em 1990, formalizado pelos pesquisadores Peter Salovey (Yale University) e John Mayer (University of New Hampshire), que introduziram o termo na literatura científica por meio de dois artigos (Mayer, DiPaolo & Salovey, 1990).

8 dicas para desenvolver sua inteligência emocional

  1. 1 – Empatia é uma das alavancas. ...
  2. 2 – Fuja das emoções negativas. ...
  3. 3 – Observe os sinais do corpo. ...
  4. 4 – Administrando a ansiedade e o estresse. ...
  5. 5 – Respeite os seus limites. ...
  6. 6 – Cuidado com os julgamentos. ...
  7. 7 – Pense antes de reagir. ...
  8. 8 – Treine seu cérebro.

Daniel Goleman definiu cinco pilares da inteligência emocional: Autoconsciência, capacidade de analisar as emoções e prever reações; Autorregulação, com controle das emoções durante tensão; Automotivação, uso das emoções de forma adequada; Empatia, habilidade de se colocar no lugar do outro; e Habilidades Sociais, ...

percepção emocional; capacidade de raciocínio por meio de emoções; capacidade de entender emoções; gerenciamento de emoções.

Quais os benefícios da inteligência emocional aplicada ao trabalho?

  1. Comunicação clara e eficiente. ...
  2. Aumento da produtividade. ...
  3. Mais foco e concentração. ...
  4. Ampliação das fontes de motivação. ...
  5. Conhecimento e gestão das próprias emoções. ...
  6. Capacidade de compreender as emoções dos outros.

A ausência de inteligência emocional pode resultar em reações diferentes, de acordo com a situação, como não conseguir se apresentar em público, explodir de raiva facilmente quando contrariado, fugir de conflitos ou desafios inevitáveis, não conseguir manter o foco durante uma atividade de “pressão”, esquecer o texto ...

De acordo com o Oxford Languages , inteligência é a capacidade de conhecer, compreender e aprender, adaptando-se a novas situações. Ao longo da história da humanidade , o conceito de inteligência foi definido de diferentes formas.

Inteligência é um conjunto que forma todas as características intelectuais de um indivíduo, ou seja, a faculdade de conhecer, compreender, raciocinar, pensar e interpretar. A inteligência é uma das principais distinções entre o ser humano e os outros animais.

No dicionário de Psicologia (Associação Psicológica Americana, 2010, p. 521), pode-se encontrar a definição de inteligência como sendo a “capacidade de extrair informações, aprender com a experiência, adaptar-se ao ambiente, compreender e utilizar corretamente o pensamento e a razão”.

Quais são os 5 pilares da inteligência emocional?

  • Autoconsciência. De modo geral, o comportamento de um indivíduo é guiado pelos sentimentos e valores que ele traz consigo. ...
  • Autorregulação. ...
  • Automotivação. ...
  • Empatia. ...
  • Habilidades sociais.

É correto afirmar sobre Inteligência Emocional: É a capacidade de identificar os nossos próprios sentimentos e os dos outros, de nos motivarmos e de gerir bem as emoções dentro de nós e nos nossos relacionamentos.

As competências emocionais são um conjunto de habilidades e características relacionadas ao desenvolvimento pessoal dos indivíduos, que auxiliam a manter um relacionamento saudável com as outras pessoas.

Os pilares da inteligência emocional são: autoconsciência, autogerenciamento, consciência social e gerenciamento de relacionamentos.

Daniel Goleman é um renomado psicólogo, escritor e jornalista norte-americano, nascido em 1946. Tornou-se amplamente conhecido, especialmente, por popularizar o conceito de inteligência emocional com seu best-seller Inteligência Emocional, publicado em 1995.

Emoção e sentimento são coisas diferentes. A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo.

Os principais problemas de saúde mental em 2023

  1. Depressão. ...
  2. Ansiedade. ...
  3. Síndrome do pânico. ...
  4. Síndrome da cabana. ...
  5. Transtorno de estresse pós-traumático (TEPT)

Identificar as suas emoções: É o ponto crucial para alcançar a inteligência emocional. Através do autoconhecimento, você precisa entender as suas emoções e encontrar as raízes de cada uma. Dessa forma, você compreende quais os estímulos você reage e como lidar com eles.