Qual é o conceito de globalização?
Globalização é o fenômeno de integração econômica, social e cultural do espaço geográfico em escala mundial. É caracterizada pela intensificação dos fluxos de capitais, mercadorias, pessoas e informações, proporcionada pelo avanço técnico na comunicação e nos transportes.
O que a globalização defende?
A globalização consiste em um processo onde ocorre a aproximação de diferentes nações do mundo todo. Essa aproximação pode estar relacionada a um contexto cultural, econômico, político e/ou social. Um dos objetivos da globalização é o de estabelecer uma integração internacional entre os mercados de diferentes países.
Quais são os 4 tipos de globalização?
Tipos de Globalização
- 1 – Globalização Econômica.
- 2 – Globalização Cultural.
- 3 – Globalização da Informação.
- Vantagens da globalização: intercâmbio cultural.
- Desvantagens da globalização: Desigualdade social.
Quais são as principais vantagens da globalização?
Vantagens da globalização
- A extensão da comunicação. Se há um aspeto em que a globalização se tornou visível é o das tecnologias de comunicação. ...
- Intercâmbio cultural. A comunicação permite o intercâmbio cultural. ...
- Desaparecimento das fronteiras económicas. ...
- Intercâmbio linguístico. ...
- Extensão dos direitos humanos.
O que é globalização e como surgiu?
A globalização é um processo de expansão econômica, política e cultural a nível mundial. Sua origem remete ao período das Grandes Navegações no século XVI, momento em que as trocas comerciais se ampliaram para outras nações.
Qual é o impacto da globalização?
Entre outros impactos da globalização, estão: maior produção e consumo de bens e serviços; surgimento de blocos econômicos; diminuição das barreiras comerciais.
O que é globalização e qual a sua importância?
A globalização é um dos conceitos geográficos mais citados no mundo atual: seja pela facilidade de comunicação entre os diferentes continentes, seja pela interação política entre diversas nações, seja pela comercialização de produtos a nível global, os indivíduos do século XXI estão inseridos em um contexto globalizado ...
O que a globalização trouxe para o Brasil?
A maior influência da Globalização no Brasil demarcou também a adoção de um modelo econômico que visava à mínima intervenção do Estado na economia, chamado de Neoliberalismo. Com isso, intensificou-se o processo de privatizações das empresas estatais e a intensa abertura para o capital externo.
Como é a globalização nos dias de hoje?
Atualmente a globalização está em uma etapa de interações avançadas entre os países, o que está evidente nas crises cíclicas do sistema capitalista, que estão alcançando cada vez mais rapidamente as nações mais industrializadas.
Quem criou o conceito de globalização?
A origem dos termos sociedade global e globalização é anterior ao triunfo político da globalização neoliberal; data de finais dos anos 1960 e deve ser creditada a MacLuhan e a Bzezinski, autores norte-americanos de dois livros famosos na época: Guerra e paz na aldeia global, de Marshall MacLuhan e A revolução ...
Quais são os dois principais pilares da globalização?
LEIA MAIS. À medida que a enfermidade se espalhava, o mundo assombrado via os dois pilares da globalização: a livre circulação de pessoas e mercadorias sendo afetadas com a rápida propagação da doença.
Quais são as três fases da globalização?
A primeira fase da globalização inicia-se com o período das Grandes Navegações e dura até a chamada Primeira Revolução Industrial. A segunda fase da globalização começa com a Segunda Revolução Industrial e finda com a chamada Terceira Revolução Industrial.
Qual foi os dois meios criados pela globalização?
Globalização da informação e tecnologia
E, ao mesmo tempo, quanto mais as tecnologias evoluem, mais o processo de globalização se torna fácil, principalmente em relação à circulação das informações e à existência de internet.
Quais são as vantagens e as desvantagens da globalização?
Suas vantagens estão ligadas aos processos que permitem a própria evolução do sistema capitalista. Como desvantagens, há a expansão dos problemas ambientais e o aumento das desigualdades socioeconômicas.