Qual é o conceito de fruta?

Perguntado por: vpereira . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.4 / 5 15 votos

Fruta é um termo popular utilizado para referir-se às estruturas originadas das flores (frutos e pseudofrutos) que apresentam, geralmente, um sabor adocicado e são ricas em suco. A laranja, por exemplo, é um tipo de fruto que, popularmente, recebe a denominação de fruta.

Há as frutas de caroço, que têm casca (pele) dura e que são carnudas (como o marmelo); as frutas de pevides (como a maçã ou a pera); as pequenas frutas e bagas (como o figo e as groselhas); as frutas de casca (como as nozes e avelãs) e as frutas tropicais (como a banana e a manga).

A função principal dos frutos é revestir e proteger as sementes enquanto o embrião ainda está se desenvolvendo.

Se tiver sementes, é um fruto. Afinal, em muitos grupos de plantas, é nesse órgão que as sementes ocorrem. Por outro lado, alguns frutos podem não ter sementes, como é o caso da banana, do abacaxi e de algumas variedades de uva e laranja – chamados pelos cientistas de frutos partenocárpicos.

Sendo assim, o tomate é um fruto, porque ele vem do desenvolvimento do ovário da flor do tomateiro. Mas ele não é comumente chamado de fruta, porque ele não é doce. Por isso, o tomate ficou conhecido como legume, o que também não está errado.

Isso mesmo, ele não é um legume, mas uma fruta, assim como a laranja, o limão e o maracujá. Isso acontece porque o tomate possui sementes dentro de si. Quando você tiver dúvida se um alimento for um fruto ou um legume, basta pedir ajuda a um adulto para abri-lo. Se houver sementes ali dentro, ele é uma fruta!

Os frutos surgem nas plantas (árvores, arbustos ou ervas) logo após a queda das flores, porque as pétalas caem quando o ovário começa a amadurecer para se tornar o fruto. Ele fica, geralmente, localizado no centro da flor, envolto pelas pétalas ou por outras estruturas florais.

Características dos tipos de frutas

  • Frutas ácidas. As frutas desta categoria possuem os ácidos mais fortes. ...
  • Frutas semiácidas. Entre todos os tipos de fruta, essa categoria engloba aquelas que contêm ácidos mais simples e mais fracos. ...
  • Frutas doces. ...
  • Frutas hiper-hídricas. ...
  • Frutas oleaginosas.

Um fruto é composto de duas partes principais: o pericarpo e as sementes. Essas duas partes estão intimamente relacionadas fisiológica, estrutural e ecologicamente. O pericarpo é a parte resultante do desenvolvimento da parede do ovário, já as sementes são provenientes dos óvulos fecundados.

Frutos apresentam epicarpo, mesocarpo e endocarpo, formados a partir da epiderme externa, tecido médio e epiderme interna do ovário, respectivamente. Quando há partes comestíveis, as mesmas são constituídas por eles, cujo conjunto é denominado pericarpo.

Elas são fontes de hidratação, além de possuírem diversos minerais e vitaminas que são muito importantes para o nosso organismo. Frutas cítricas, como laranja e limão, são ricas em vitamina C. Essas frutas fortalecem nosso sistema imunológico e possuem antioxidantes, fundamentais para reduzir a ação do envelhecimento.

Os frutos, no entanto, são originários do ovário da flor após a fecundação. O ovário desenvolve-se, dando origem ao fruto, o qual abriga as sementes, originadas dos óvulos, em seu interior. Assim, nem toda fruta é um fruto e nem todo fruto é uma fruta.

Os frutos são o resultado da fecundação entre as partes feminina e masculina das plantas. Nesse processo, o óvulo da planta dá origem à semente e o ovário origina o fruto. A principal função do fruto é proteger as sementes e também preparar o solo, onde elas irão cair, facilitando assim a sua germinação.

Botanicamente as frutas são a estrutura portadora de sementes das plantas com flores, enquanto os vegetais consistem em caules, folhas e outros componentes de plantas comestíveis. Segundo a nutricionista Adriana Stavro, do ponto de vista culinário, frutas e vegetais são classificados com base no sabor.

jaca

A jaca é considerada a maior fruta comestível do mundo, podendo atingir até 50 quilos e medir de 60 a 90 cm.

O que alguns não sabem é que a banana não é um fruto, mas sim, um pseudofruto, onde o tubo floral desenvolve-se em conjunto com o ovário, durante a frutificação; comercialmente é chamada de fruta. As bananas possuem um formato alongado, uma coloração amarela ou vermelha e um sabor doce.

Abacaxi, morango e figo são frutas, certo? Errado! Eles são infrutescência: resultado da fusão de várias flores que, após serem fecundadas, se juntam em um único fruto ou infrutescência. No morango, por exemplo, os frutos são os diversos pontinhos escuros.

Uma das curiosidade, inclusive, diz respeito justamente ao termo fruta, já que, de acordo com a classificação botânica, morango é uma hortaliça, assim como a alface. E o morangueiro é uma planta da família das rosáceas, a mesma das roseiras. Então, é errado chamar morango de fruta? Sim e não.

A definição botânica explica que frutos têm ovários amadurecidos de uma planta, onde ficam as sementes. E não é só o tomate que engana muita gente. Andrea Pissato Peres, professora do curso de Nutrição, explica que assim como ele, a berinjela, a abobrinha, o pepino, o pimentão e até o chuchu também são frutos.

Se levarmos em consideração a regra científica, o verdadeiro fruto do caju é a castanha. Outros dois pseudofrutos, também muito conhecidos e apreciados, são a maçã e a pera.

O pepino (Cucumis sativus), assim como o tomate, o chuchu e a abobrinha, é mais um daqueles frutos incompreendidos. Isso mesmo: por se desenvolver a partir do ovário da flor, os botânicos classificam o pepino como um fruto.