Qual é o conceito de fornecedor?

Perguntado por: uguimaraes . Última atualização: 22 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Segundo o mencionado artigo, fornecedor é toda pessoa física ou jurídica, pública ou privada, nacional ou estrangeira, que produz, monta, cria, constrói, transforma, importa, exporta, distribui ou comercializa produtos ou serviços. Código de Defesa do Consumidor - Lei nº 8.078, de 11 de setembro de 1990.

Os fornecedores podem ser de três tipos, monopolista, habitual ou especial.

O termo fornecedor aparece constantemente na contabilidade, já que, para uma empresa, ele é essencial para o fornecimento de materiais para ao desenvolvimento de produtos (matéria prima, que são itens usados para criar outros itens), de bens para comercialização direta (sem que haja qualquer tipo de modificação por ...

5 qualidades de um fornecedor perfeito

  1. Permanecer em conformidade com as normas do setor. ...
  2. Manter as informações atualizadas. ...
  3. Esforçar-se para melhorar constantemente. ...
  4. Demonstrar inovação. ...
  5. Ter atitude proativa.

Para selecionar um bom fornecedor é preciso considerar fatores como os valores da empresa, sua estrutura, histórico, expertise, credibilidade, qualidade, preço, suporte, localização, prazo e flexibilidade.

Os contratos deverão ter obrigatoriamente nome, CPF ou CNPJ. O objetivo é facilitar ao consumidor a apresentação de alguma eventual ação contra o fornecedor.

É aquele que coloca produto ou serviço no mercado de consumo com habitualidade na atividade fim. Não pode ser considerado fornecedor, por exemplo, uma loja de roupas que vende seu computador usado para poder adquirir um novo, ainda que se possa descobrir no comprador um “destinatário final”.

O vendedor é a pessoa que compra os produtos do fabricante e os vende diretamente ao cliente. Um fornecedor é aquele que trabalha para ambas as partes e fornece mercadorias para o fabricante e para o vendedor. O fornecedor tem um relacionamento B2B, o que significa que ele liga o negócio a outro negócio.

Dados do fornecedor
Identificar a razão social (nome da firma); endereço completo (rua, bairro, cidade, estado, endereço eletrônico e CEP) da empresa fornecedora; números do CNPJ e da Inscrição Estadual; ramo de atividade; nome e função da pessoa de contato.

O que uma empresa oferece ao cliente com seu produto é satisfação. Se o produto for algum tipo de serviço, ele será composto de intangíveis como conveniência, distinção e qualidade.

A identificação de mercadorias consiste na descrição do produto com todas as características, além do acréscimo de um código de barras único para que seja possível registrá-lo em seu sistema de estoque e logístico.

A escolha dos fornecedores irá depender muito do modelo de negócios, e cada empreendedor deverá definir os critérios para selecionar a melhor opção de acordo com suas necessidades e condições financeiras.

O Código de Defesa do Consumidor, no artigo 35, determina que caso o vendedor se recuse a cumprir a oferta, o consumidor pode exigir o cumprimento forçado, aceitar outro produto ou serviço equivalente, ou desistir da compra, com a devolução total do valor pago, acrescidos de eventuais perdas ou prejuízos. Art.

Em caso de falhas nos produtos ou serviços, o fornecedor tem o direito de providenciar o reparo em 30 dias e, somente se não conseguir cumprir este prazo, é que o consumidor poderá exigir a troca, devolução ou abatimento no preço da compra.

Mas afinal, o que é um produto? Kotler (1993) afirma que “é qualquer coisa que pode ser oferecida a um mercado para aquisição, utilização ou consumo e que pode satisfazer a um desejo ou necessidade, incluindo objetos físicos, serviços, pessoas, locais, organizações e idéias”.

Vários nomes nos dias de hoje são utilizados, como vendedor, assessor comercial, gestor comercial, gestor de área, vendedor técnico, vendedor milênio e outros.

O que devo considerar na análise de fornecedores

  1. Conheça o histórico e a reputação da empresa. Antes de firmar uma parceria, é essencial conferir há quanto tempo o fornecedor está no mercado. ...
  2. Verifique sua estabilidade financeira. ...
  3. Observe seu rigor ético e a idoneidade. ...
  4. Faça uma análise da teia societária e da hierarquia.