Qual é o conceito de exclusão social?

Perguntado por: uflores . Última atualização: 23 de maio de 2023
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A OPS define exclusão social como um processo estrutural, multidimensional, que envolve a falta de recursos e oportunidades e a falta de pertencimento como um produto da ruptura dos laços sociais que permitem que os indivíduos integrem uma rede social (OPS, 2003).

A exclusão seria um processo decorrente do desemprego, da pobreza, da estigmatização social, do isolamento, da ruptura, da ausência de redes de suporte etc., que atingiriam todos os indivíduos da sociedade, não somente as classes desfavorecidas.

São dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e até à discriminação de um determinado grupo. É considerado o ponto máximo atingível no decurso da marginalização, um processo no qual o indivíduo vai se afastando da sociedade através de rupturas consecutivas com a mesma.

A exclusão social é o processo por meio do qual os indivíduos pertencentes a determinados grupos são impedidos de acessar os bens e serviços que lhes possibilitam exercer plenamente seus direitos.

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  1. 6 dicas de como combater a desigualdade na prática. ...
  2. Praticar a solidariedade no cotidiano. ...
  3. Doar em campanhas responsáveis e comprometidas. ...
  4. Escolher representantes políticos que lutem contra a desigualdade. ...
  5. Cobrar e fiscalizar políticas públicas. ...
  6. Compartilhar informações fidedignas. ...
  7. Contribuir com o acesso à educação.

A Inclusão Social é um conceito contrário à exclusão social. Ou seja, ele trata das diversas maneiras de incluir os seres humanos que, por algum motivo, estão excluídos da sociedade. Em resumo, a inclusão social é um conjunto de ações e medidas que priorizam a igualdade de direitos.

Existem diversas formas de inclusão social, como: cotas raciais, cotas sociais, inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, diversidade de etnias e muitas outras. Algumas ferramentas ajudam a ter maior inclusão social, como o esporte.

Deste modo, fatores/estados como a pobreza, o desemprego ou emprego precário, as minorias étnicas e ou culturais, os deficientes físicos e mentais, os sem-abrigo, trabalhadores informais e os idosos podem originar grupos excluídos socialmente mas não é obrigatório que assim o seja.

Os principais afetados pela exclusão social são os negros, indígenas, imigrantes, mulheres, homossexuais, trabalhadores do sexo, idosos, moradores de favelas, portadores de deficiências, obesos, pessoas com certas doenças, moradores de rua e ex-presidiários.

Segundo Sousa Santos (1999) enquanto a desigualdade se assenta no essencialismo da igualdade, como nos contratos de trabalho em que as partes são livres e iguais, a exclusão se assenta no essencialismo da diferença, como a exclusão étnica por exemplo.

Inclusão é o ato de incluir e acrescentar, ou seja, adicionar coisas ou pessoas em grupos e núcleos que antes não faziam parte. Socialmente, a inclusão representa um ato de igualidade entre os diferentes indivíduos que habitam determinada sociedade.

A inclusão social no Brasil é promovida, em grande parte, por meio de políticas públicas, como as ações afirmativas. Um exemplo disso são as cotas raciais, política que reserva um percentual de vagas para negros em universidades, assim como em bancos e concursos públicos.

Como trabalhar a inclusão em sala de aula de forma inovadora?

  1. Estabeleça critérios de inclusão. ...
  2. Desenvolva trabalhos coletivos. ...
  3. Determine estratégias de cooperação. ...
  4. Realize as adaptações necessárias. ...
  5. Envolva a família. ...
  6. Aposte no uso da tecnologia. ...
  7. Crie atividades que envolvam todos os estudantes. ...
  8. Invista em acessibilidade.

Pobreza, desemprego, desigualdade de oportunidades, racismo e desnutrição são alguns dos principais problemas sociais no Brasil. Podemos citar também a habitação precária, a discriminação no emprego, o abuso e negligência infantil e tantos outros.

Segundo Carvalho (2004), a exclusão social se manifesta na escola pelo fracasso escolar de várias ordens, como por exemplo, a defasagem idade-série, crianças fora da escola, evasão escolar, mecanismos de aceleração para compensação dos fracassos, más condições de trabalho dos profissionais da educação, uma deficiente ...

Entre as principais causas dessa desigualdade social no Brasil, estão: concentração de dinheiro e poder, poucas oportunidades de trabalho, má administração dos recursos públicos, pouco investimento em programas culturais e de assistência, baixa remuneração.

Quais são as principais causas da desigualdade social?

  • Má distribuição de renda.
  • Acesso à educação deficitário.
  • Administração ruim dos recursos públicos.
  • Investimentos governamentais insuficientes.
  • Não garantia de serviços básicos.

Dessa forma, o objetivo dessas ações é possibilitar que todos os cidadãos tenham oportunidades de acesso a bens e serviços, como saúde, educação, emprego, renda, lazer, cultura, entre outros.

A inclusão às vezes é entendida de forma equivocada, por isso expliquei as diferentes formas de relacionamento com a pessoa com deficiência. Na exclusão, a pessoa é direta ou indiretamente privada de qualquer forma de relação, é como se ela não existisse.

“A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades

– Promover campanhas de conscientização sobre respeito à igualdade e à diversidade. – Destinar cotas para as minorias em processos seletivos de universidades e empresas. – Incentivar a educação gratuita e acessível para promover a igualdade social. – Usar a arte e a cultura como forma de integração social.