Qual é o conceito de engrenagem?

Perguntado por: einfante3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

O que é engrenagem? Engrenagens ou rodas dentadas são componentes de máquinas que se ligam a eixos para transmitir rotação, torque e potência. A proporção e o diâmetro entre duas engrenagens definem as velocidades rotacionais e o torque que se quer atingir em um sistema rotativo.

As engrenagens são estruturas que funcionam como elementos de transmissão mecânica, geralmente metálicas, que compõem máquinas e as auxiliam em seus respectivos funcionamentos.

As primeiras anotações sobre engrenagens foram realizados no século 4 a.C por Aristóteles, um filósofo grego, onde ele menciona as palavras parafuso sem-fim e coroa em seus escritos. Mas essas engrenagens não eram como conhecemos hoje, sendo criada por um inventor grego, . No século 3 a.C., Tesibius L.

A fabricação de engrenagens
A engrenagem começa a ter sua forma em particular nas etapas de usinagem. É comum que essas peças passem pelos processos de usinagem de torneamento e geração de dentes, e algumas vezes inclui a retificação de dentes, dependendo da simbologia de usinagem descrita no desenho técnico.

As engrenagens são consideradas elementos rígidos comumente utilizados na transmissão de movimentos rotativos. Além disso, as engrenagens são caracterizadas pelas suas rodas dentadas que podem transmitir força e rotação de um eixo para outro componente dentro de um sistema de transmissão de potência ou movimento.

Engrenagens são componentes que estão presentes em quase qualquer máquina, seja ela grande ou pequena. Engrenagens encontram-se em equipamentos de carros à relógios e transmitem movimento, podendo aumentar ou também reduzir algumas variáveis desse movimento transmitido como sua velocidade, seu torque ou sua rotação.

aço-liga

Os materiais mais usados na fabricação de engrenagens são: aço-liga fundi- do, ferro fundido, cromo-níquel, bronze fosforoso, alumínio, náilon. Engrenagens cilíndricas têm a forma de cilindro e podem ter dentes retos ou helicoidais (inclinados) helicoidais (inclinados).

Os movimentos circulares são transmitidos entre si através de dois procedimentos padrões: encostados ou ligados por correias. Nas duas formas de transmissão, as engrenagens possuem dentes que se encaixam entre si pelo contato ou nos elos da corrente de transmissão, no intuito de não haver deslizamentos.

Como regra geral, a engrenagem é representada como uma peça sólida, semm dentes. Apenas um elemento da engrenagem, o diâmetro primitivo diâmetro primitivo diâmetro primitivo, é indicado por meio de uma linha estreita de traços e pontos, como mostra o desenho.

Ambas as engrenagens têm seus centros de rotação do mesmo lado que o ponto primitivo; Um par de engrenagens consiste em um pinhão de 21 dentes movendo uma coroa de 45 dentes.

Um grupo de cientistas do IMRE (Instituto de Pesquisas e Engenharia de Materiais) de Cingapura desenvolveu, em 2011, engrenagens moleculares. Elas são tão pequenas que, enfileiradas em lado de um fio de cabelo humano, somariam 100 mil unidades. Por isso, ela entrou no Guiness Book, o livro dos recordes.

A maior engrenagem tem aproximadamente 140 milímetros de diâmetro e originalmente teve 223 dentes.

As engrenagens são máquinas simples voltadas para a redução ou para o aumento da velocidade angular da rotação, de um determinado dispositivo, ou alterar sua direção. Grosso modo, uma engrenagem é um conjunto de rodas dentadas que se acoplam de alguma maneira.

Um motor de engrenagem é um dispositivo que permite a baixa potência dos motores a impulsionar uma grande quantidade de força em um objeto que opere com baixa velocidade.

Os primeiros dispositivos foram denominados máquinas simples, pois normalmente são constituídos por uma única peça, capaz de executar uma tarefa que exija a aplicação de uma força, tais como a alavanca, a mola o plano inclinado, o parafuso e as engrenagens.

Principais falhas que uma engrenagem pode apresentar

  • Desgastes ocasionados por interferência. ...
  • Desgastes ocasionados por abrasão. ...
  • Quebra ocasionada por sobrecarga. ...
  • Trincas superficiais. ...
  • Matraqueamento. ...
  • Presença de limalha no óleo. ...
  • Superaquecimento da engrenagem. ...
  • Vibração.

Podemos entender como engrenagem de tração ligada o momento quando o indivíduo apoia seu pé no pedal da embreagem com o veículo engrenado estando em movimento.