Qual é o conceito de custo?

Perguntado por: asales8 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 11 votos

Custo é todo e qualquer gasto ou saída de caixa que uma empresa tem, e que esteja diretamente relacionado à produção dos produtos ou serviços.

CONCEITO DE CONTABILIDADE DE CUSTO
É a parte da Contabilidade que se dedica ao estudo racional dos gastos feitos, para que se consiga, um bem de vendas ou de consumo, quer seja um produto, uma mercadoria ou um serviço.

Os custos são gastos que estão ligados diretamente à produção e vendas, enquanto as despesas são todos os gastos fundamentais para a manutenção das atividades da empresa. Exemplos de custos são: salários dos funcionários da linha de produção, matéria-prima, comissões para vendedores.

A Despesa engloba tudo aquilo que a empresa precisa ter para manter o funcionamento da estrutura mínima. O Gasto são os valores que a empresa não previu no orçamento, mas que precisa investir para continuar a produção. E o Custo é o valor que varia de acordo com a produção.

Continue a leitura e confira:

  • 1 – Custos diretos. ...
  • 2 – Custos indiretos. ...
  • 3 – Custos fixos. ...
  • 4Custos variáveis.

No contexto empresarial, os custos podem ser encarados como tudo aquilo que um negócio gasta para funcionar, sejam despesas relacionadas à produção, sejam as taxas pagas em forma de impostos.

Conhecendo os tipos de custos

  • Custos diretos. O custo direto é aquele que pode ser atribuído a determinado produto ou serviço de maneira direta. ...
  • Custos indiretos. ...
  • Custos fixos e custos variáveis.

Custo-padrão é uma previsão ou predeterminação do que os custos reais devem ser dentro de condições projetadas, servindo com uma base para o controle de custos e como uma medida da eficiência de produção (padrão de comparação), quando colocada diante dos custos reais.

Tipos de custos são gastos realizados com bens ou serviços utilizados na produção de outros bens ou serviços para comercialização. Em outras palavras, são os custos para desempenhar a atividade-fim da empresa e sua principal fonte de receita.

Custos: é todo gasto relacionado à aquisição de mercadorias ou à produção das mesmas. Exemplo: matéria-prima, água, energia elétrica, mão de obra direta ou indireta, depreciação de máquinas e outros.

Assim, entende-se por custo todos os gastos envolvidos na atividade-fim da empresa, aqueles sem os quais é impossível produzir, oferecer ou entregar determinado produto, ou serviço.

O Custo Financeiro é o valor financeiro do produto.

O custo é o valor total da soma de todos os recursos (financeiros, materiais, humanos) indispensáveis para a produção ou aquisição de um bem ou serviço. Logo, os custos representam todas as despesas necessárias para que uma empresa possa operar de forma adequada, geralmente estão associados à linha de produção.

Custos diretos são aqueles em que o gestor consegue atribuir facilmente, pois são diretamente ligados à linha de produção de uma empresa. Ou seja, todos os custos ligados ao consumo de matéria-prima e mão de obra direta para a produção ou entrega do serviço.

Os custos de uma empresa estão relacionados diretamente ao investimento realizado para que a atividade do negócio se concretize. Alguns exemplos são a compra de materiais, o aluguel ou compra de um imóvel, o salário dos funcionários, a compra de matéria prima etc.

São os gastos que permanecem constantes, independente de aumentos ou diminuições na quantidade produzida e vendida. Os custos fixos fazem parte da estrutura do negócio.

Os custos são classificados em três elementos distintos, matéria-prima, mão- de-obra direta e custos indiretos. Matéria-prima é o primeiro elemento do custo, pois sem ele não há como produzir.

Exemplos de elementos de custo previsto primários incluem:

  • Custos dos produtos vendidos (COGs)
  • Custos indiretos de material.
  • Custo da equipe.
  • Custos de energia.

No geral o custo de insumos e mão de obra são os mais importantes para a empresa, pois tratam-se de custos variáveis e fixos respectivamente e juntos representam cerca de 70% dos custos da empresa, por isso entender cada atividade do processo é muito importante para medir onde pode ser melhorado.

Os custos de produção incluem todas as despesas necessárias para fabricar um produto ou prestar um serviço, desde o custo da matéria-prima até o custo da mão-de-obra. São divididos em fixos e variáveis.

Exemplos de custos indiretos

  • Depreciação das máquinas e ferramentas industriais;
  • Energia elétrica consumida pela fábrica;
  • Mão de obra indireta (demais funcionários da fábrica);
  • Materiais indiretos (lubrificantes, lixas, cola);
  • Demais custos fabris.