Qual é o conceito de arte urbana?

Perguntado por: emendes . Última atualização: 23 de maio de 2023
4.5 / 5 7 votos

Arte urbana é toda manifestação artística realizada nas ruas como pinturas, grafites, esculturas, estátuas vivas e demais apresentações, se diferenciando de ações de vandalismo. Essas manifestações acontecem em ambientes públicos (edifícios, casas, túneis, viadutos…) e interagem diretamente com o público passante.

Além do grafite, a Arte Urbana também inclui estátuas vivas, músicos, malabaristas, palhaços, teatro de ruas, pintura mural e intervenção urbana.

A presença da arte no cotidiano urbano pode ter um impacto significativo na comunidade, inspirando pessoas, estimulando a criatividade, proporcionando um senso de identidade cultural e até mesmo promovendo um diálogo social e político amplo, sem fronteiras.

A proposta da arte urbana é transbordar os espaços tradicionais de exposição para estar no meio do ambiente rotineiro das cidades, em interação com os grandes centros urbanos, onde o alcance de sua performance é maior e a dinamicidade também.

Banksy revela nova obra em Bristol, na Inglaterra

  • OSGEMEOS. Responsáveis por colocar a capital paulista no mapa-múndi da arte de rua, os irmãos Otávio e Gustavo Pandolfo, 46 anos, formam um só artista de quatro mãos chamado OSGEMEOS. ...
  • CRIOLA. ...
  • SPETO. ...
  • FLIP. ...
  • EDUARDO SRUR. ...
  • ROBINHO SANTANA. ...
  • SIMONE SISS. ...
  • MUNDANO.

As artes buscam mostrar algum tipo de beleza, porém, o que é considerado bonito para um artista pode não ser para outro. O que o faz imaginar sua obra é o jeito como percebe aquilo que o cerca, aquilo que o aflige, aquilo que gosta: é o que chamam “a percepção do artista”. Isso é muito pessoal.

possibilita a vivência de novas experiências por meio da reflexão; melhora a comunicação entre as pessoas; torna possível a criação de novos laços sociais; estimula a expressão de opiniões e sentimentos.

Os principais tipos de arte são, portanto:

  • música;
  • dança;
  • pintura;
  • escultura;
  • teatro;
  • literatura;
  • cinema;
  • fotografia.

Umas das principais características da Arte Urbana é a efemeridade, isto é, uma arte transitória que é vista por todos, porém não pertence a ninguém. Além disso, cada arte é única, pois, dependendo do ambiente o qual ela está inserida ela tem um discurso e uma potência, ainda que feita pelas mãos do mesmo artista.

São chamados de artistas de rua, hoje em dia, grafiteiros, malabares, atores performáticos, palhaços, músicos de rua, artistas que apresentam técnicas circenses, poetas, artistas do movimetno hip-hop, teatro de rua, acrobatas, estátuas vivas, etc.).

Surgida nos Estados Unidos, em meados dos anos 1970, a arte urbana trouxe às ruas brasileiras uma nova maneira de compor a paisagem das cidades, evidenciando o quanto a cultura tem o potencial de revitalizar os mais diferentes ambientes.

A arte urbana propõe justamente sair dos lugares ditos “consagrados”, aqueles destinados a exposições e apresentações artísticas - como por exemplo os teatros, cinemas, bibliotecas e museus - para dar visibilidade à arte cotidiana, espalhada pelas ruas.

A arte urbana pode reforçar as bases das comunidades, construindo uma imagem de seu passado e projetando uma visão para seu futuro. Também aumenta o capital social e melhora as economias locais.

A expressão Arte Urbana surge inicialmente associada aos pré-urbanistas culturalistas como John Ruskin ou William Morris e posteriormente ao urbanismo culturalista de Camillo Sitte e Ebenezer Howard (designação "culturalista" tem o cunho de Françoise Choay).

Dessa forma, os cidadãos acabam se deparando com a arte sem precisar ir até centros culturais. Na prática, a arte urbana representa o encontro da vida com a arte, pois essa união se dá naturalmente enquanto o ser humano vive e se desloca pela cidade.

De um modo geral, a arte proporciona às pessoas a possibilidade de desenvolver habilidades interculturais em todas as idades, combatendo, principalmente, os “pré-conceitos” que vivem na sociedade. Além disso, ela muda a forma como as pessoas interagem com o mundo, solucionam seus dilemas e enxergam outras culturas.

Intervenção Urbana é uma manifestação artística que ocorre nos espaços urbanos, mas não em galerias e museus, e sim em lugares como praças, ruas, avenidas, etc. As intervenções urbanas constituem uma ramificação da arte contemporânea, podendo ser um espaço de ressignificação e transformação da cidade.

Pinturas, grafites, esculturas, apresentações de caráter teatral, musical ou circense, cartazes, estátuas vivas, entre outras são todas consideradas um tipo de arte urbana.

Você pode não estar lembrando de nenhum exemplo agora, mas certamente já viu um grafite em um muro da sua cidade, não é? Ou uma escultura em uma praça, apresentações teatrais em espaços abertos, shows musicais, estátuas vivas, bem como intervenções diversas... Todos esses são exemplos de arte urbana.