Qual é o conceito de regionalização?

Perguntado por: rtavares . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.2 / 5 16 votos

Regionalizar significa dividir o espaço geográfico, a fim de um melhor entendimento dos fenômenos físicos, sociais, políticos e naturais. Compreende-se a ideia de diferenciação de áreas no contexto geral e de aproximação dessas áreas por meio de suas características comuns.

O conceito de região está relacionado a uma área do espaço que é dividida por uma característica comum que podem ser de ordem física, natural, humana, social ou a combinação de mais de uma delas. A regionalização é a divisão do território em partes, seguindo critérios estabelecidos.

O que é região? Chamamos de região uma área delimitada devido a um critério específico. Ou seja, podemos criar regiões com base em cultura, divisão política, vegetação, clima, entre outros fatores.

Foi a partir da geologia que a geografia científica incorporou, em seu vocabulário, o termo região. Ela apareceu, nesse contexto, como um conjunto de bacias hidrográficas orientadas pelo relevo. É na França de Vidal de la Blache que a categoria região ganhará maior destaque no meio acadêmico geográfico.

A primeira divisão regional do Brasil foi feita por Delgado de Carvalho, em 1913, tendo por base os elementos do meio físico e a posição geo- gráfica ao dividir o país em cinco regiões: Brasil Setentrional ou Ama- zônico (Acre, Amazonas e Pará); Brasil Norte-Oriental (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, ...

A divisão regional oficial do Brasil é aquela estabelecida pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), sendo composta por cinco complexos regionais: Centro-Oeste, Nordeste, Norte, Sudeste e Sul.

Regionalização mundial: o que é, tipos e como ocorreu?

  • Regionalização política.
  • Regionalização física.
  • Regionalização econômica.
  • Regionalização cultural.

São elas:

  • Macrorregiões do IBGE.
  • Complexos regionais ou regiões geoeconômicas.
  • Os quatro Brasis ou regionalização de Milton Santos.

Milton Santos utilizou como bases de sua classificação a informação e as finanças no país, e a forma como são geograficamente distribuídas. Nesse contexto, ele chegou a “quatro brasis”, representados pela Região Amazônica, Região Nordeste, Região Centro-Oeste e Região Concentrada.

O Brasil está dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul.

Região é uma grande extensão de terreno. É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida..

Os conceitos principais são: espaço, território, região, paisagem e lugar; além destes, também as discussões sobre territorialidade, associada ao conceito de território e as escalas e redes geográficas.

Território: o território é um recorte espacial definido e delimitado por meio da análise das relações de poder. Ele pode estar atrelado a um Estado, como no caso de um país, ou ainda a um determinado grupo social, sendo em geral marcado pelo estabelecimento de fronteiras, que podem ser fixas ou fluidas.

Geografia é uma ciência que estuda o espaço humano em suas várias vertentes: física, biológica e humana. A geografia também estuda a relação entre os aspectos físicos, biológicos e humanos do planeta Terra.

A importância do conceito de região pode ser examinada por dois ângulos diferentes: de um lado, a necessidade de precisar adequadamen- te o objeto de trabalho, principalmente quando se trata de atividades de planejamento regional; e, de outro,o papel dos conceitos no proces- so de desenvolvimento da ciência, na ...

"Lugar", conceito espacial que durante longo tempo foi utilizado pelos geógrafos para expressar o sentido locacional de um determinado sítio. Devido a esta definiçiio foi relegado a um plano secundário em relação a outros conceitos espaciais como paisagem, espaço, e território.

Uma sociedade é uma estrutura ampla, na qual os sujeitos estabelecem relações, quase sempre, impessoais, mas que possuem um aspecto de coletividade. Etimologicamente, a palavra sociedade é originária de dois termos latinos: socius e societa.

O Brasil é dividido em cinco regiões: Norte, Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Nelas estão agrupados os 27 estados da federação.