Qual é o comparativo de ruim?

Perguntado por: lvarela3 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.6 / 5 3 votos

Portanto você pode observar que “pior” é comparativo de superioridade de “ruim”, ou seja, se não fosse uma exceção à regra, o normal seria dizer “mais ruim” (meu resultado foi mais ruim que o seu).

Conforme o tipo de comparação dos adjetivos, há três tipos de grau comparativo:

  • comparativo de igualdade: A receita dela é tão saborosa quanto a sua.
  • comparativo de de superioridade: A receita dela é mais saborosa do que a sua.
  • comparativo de inferioridade: A receita dela é menos saborosa do que a sua.

O grau comparativo estabelece uma comparação entre dois ou mais seres, uma vez apresentado sob a seguinte forma: * Comparativo de igualdade: Lucas é tão extrovertido quanto seu irmão. * Comparativo de inferioridade: Lucas é menos extrovertido (do) que seu irmão.

"O comparativo de igualdade forma-se antepondo ao adjectivo a forma contraída de tanto, tão - que pode também suprimir-se - e pospondo-lhe como: Esta garota é tão esperta como aquela. O vestido não era tão bonito como o da irmã. Este lençol está branco como a neve."

Os adjetivos comparativos são utilizados para comparar as diferenças entre os dois objetos que modificam (larger, smaller, faster, higher). Eles são empregados em frases nas quais dois substantivos são comparados, da seguinte forma: Substantivo (sujeito) + verbo + adjetivo comparativo + than + substantivo (objeto).

Usamos a forma comparativa para comparar duas coisas e a forma superlativa para dizer que algo/ alguém é superior em algo.

Comparativo de inferioridade – Marcela é menos esperta que sua prima. Comparativo de superioridade – Marcela é mais esperta que sua prima. Superlativo – A característica atribuída pelo adjetivo é intensificada de forma relativa ou absoluta.

O comparativo de superioridade é utilizado quando queremos dizer que alguma coisa é melhor (superior) a outra coisa. Aqui, temos que tomar um pouco mais de cuidado, pois, neste tipo de comparativo, o advérbio e o adjetivo podem mudar ou não.

Comparativo de superioridade de adjetivos de uma ou duas sílabas terminados em vogal + consoante. Regra geral, quando um adjetivo termina em vogal + consoante, deve-se dobrar a consoante e, aí sim, acrescentar a terminação -er. My bedroom is bigger than my brother's. (O meu quarto é maior do que o do meu irmão.)

Os tipos de adjetivos
Adjetivo Simples - apresenta somente um radical. Exemplos: pobre, magro, triste, lindo, bonito. Adjetivo Composto - apresenta mais de um radical. Exemplos: luso-brasileiro, superinteressante, rosa-claro, amarelo-ouro.

b) de igualdade: formado pela anteposição do advérbio tão e a posposição da conjunção como ou quanto ao adjetivo: Exemplos: Pedro é tão inteligente quanto estudioso. João é tão habilidoso como Pedro.

happy » happier than (mais feliz que)

É o caso de big (bigger, no comparativo, e biggest, no superlativo), por exemplo.

Por outras palavras, melhor diz respeito ao adjetivo bom e ao advérbio bem, no grau comparativo de superioridade. Quanto ao superlativo, corresponde este a ótimo.

I'm faster than you. (Sou mais rápido que você).

Com isso em mente, quando você busca realizar comparações entre duas situações, o correto é utilizar “do que”, ou seja, a união da preposição e artigo com o pronome que. Além disso, a expressão também pode ser aplicada em frases interrogativas, questionando o interlocutor sobre algo.

Para formar o comparativo, acrescentamos –ER ao adjetivo ou usamos a palavra MORE antes do adjetivo e o termo THAN depois.

Paupérrimo é o superlativo de pobre com origem no superlativo latino pauperrimus. Pobríssimo é o superlativo formado pelo adjetivo pobre e pela terminação regular -íssimo.