Qual é o combustível usado na respiração?

Perguntado por: rguedes . Última atualização: 1 de maio de 2023
4.5 / 5 6 votos

A respiração celular é um processo aeróbio que necessita, portanto, do oxigênio para que ocorra. Nesse processo, o oxigênio atua como aceptor final de elétrons no final da cadeia de transporte de elétrons.

A respiração celular é considerada uma reação catabólica que ocorre nas mitocôndrias. Ela é assim definida, pois seu princípio básico é quebrar moléculas altamente energéticas para liberar energia. O processo de combustão que ocorre é a maneira mais eficiente de quebrar a molécula de glicose e dela extrair energia.

Para que possa continuar o processo de respiração celular, o piruvato é convertido para acetil-CoA. Sobre este processo, marque a resposta correta: Esta reação é endotérmica. Esta reação ocorre com gasto de ATP. Esta reação ocorre em uma única etapa.

Na respiração celular as moléculas orgânicas (p.e. glicose) sofrem degradações químicas e formam compostos menores (CO2 e H2O) quando há presença de O2. O resultado dessa reação bioquímica é a produção de 38 moléculas de ATP prontinhas para serem utilizadas.

glicose

Afinal, a glicose é a principal fonte de energia usada pelos seres vivos, por ser altamente energética e liberar apenas água e gás carbônico em sua quebra.

Nos capilares, o oxigênio presente no interior dos alvéolos difunde-se para o interior do capilar e liga-se à hemoglobina. O oxigênio é então levado pelo sangue para todas as células do corpo para que possa ser usado no metabolismo celular.

O gás oxigênio participa efetivamente da respiração celular nesta etapa, assim, sua ausência implicaria na interrupção do processo. Os elétrons do NADH e do FADH2, atraídos pelo gás oxigênio, percorrem um caminho por entre os complexos proteicos, liberando neste trajeto uma grande quantidade de energia.

A combustão é uma reação exotérmica que ocorre entre um combustível e um comburente, que é o oxigênio.

O gás é muito utilizado na indústria e na área hospitalar, sobretudo na medicina, com aplicações para primeiros socorros ou resgate e cirurgias. No ciclo humano, entra nos pulmões por meio da respiração.

ATP (adenosina trifosfato) é uma importante molécula formada por adenosina e fosfato que funciona como fonte de energia para a célula realizar seus processos celulares.

o oxigênio participa de respiração celular. ele entra na célula por difusão simples. no meio entre célula E oxigênio combina-se com substâncias químicas do alimento. (principalmente Glicose )e libera energia além disso libera gás carbônico e água.

Respiração celular é uma via metabólica que quebra glicose e produz ATP. Os estágios da respiração celular incluem glicólise, oxidação do piruvato, o ciclo do ácido cítrico ou de Krebs, e fosforilação oxidativa.

Gás Oxigênio (O2)
Ele é fundamental para existência da vida por causa da respiração e por compor moléculas importantes.

Como já citamos, o corpo humano realiza dois tipos de processo de respiração, a celular e a pulmonar.

A formação do ATP: ADP + Pi
É comum a existência de ADP e fosfato inorgânico (Pi) no citoplasma das células. Quando ocorre hidrólise da glicose, uma quantidade de energia é liberada e armazenada na ligação entre ADP e Pi formando ATP.

A terceira fonte abrange os níveis profundos e espirituais da própria consciência, que, com o exercício da aspiração, o homem vai pouco a pouco penetrando. Começa então absorver, a princípio inconscientemente, energias de qualidade ainda superior às acima descritas.

Quando falamos na capacidade de gerar energia para o corpo, os principais são as proteínas, os carboidratos e a glicose. Consumir de forma rotineira os alimentos em que eles estão presentes é a melhor forma de ter sempre um bom nível de energia para as atividades.

Quando pensamos em fontes de energia para o corpo, a que vem em segundo lugar, com toda certeza são as proteínas. Seus aminoácidos atuam diretamente na formação de diversos tecidos e estruturas (como os músculos, por exemplo) e no transporte de oxigênio e ferro pelo corpo.

Sendo assim, a resposta para a nossa pergunta é: sim, nosso corpo produz eletricidade. Esta eletricidade, que no caso é denominada de bioeletricidade é visualizada com muita facilidade através de um eletrocardiograma ou do eletrocenfalograma.

A molécula de ATP é fundamental para a célula, pois fornece a energia livre de que essas células necessitam para realizar suas atividades. Sendo assim, essa molécula é responsável por garantir a manutenção da homeostase celular, permitindo a realização dos diversos processos fundamentais para o seu funcionamento.

Nós precisamos comer e beber a fim de sobrevivermos, e o mesmo acontece com nossas células. Usando um processo chamado endocitose, elas ingerem nutrientes, líquidos, proteínas e outras moléculas importantes para a manutenção de suas atividades.