Qual é o combustível mais inflamável do mundo?

Perguntado por: agomes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.7 / 5 9 votos

O Álcool é o combustível mais explosivo utilizado nos veículos, no entanto, ele é consumido mais rapidamente e acaba primeiro que a gasolina. Assim, podemos dizer que os motores a álcool são mais potentes e menos econômicos que os motores a gasolina.

“Além de ser menos inflamável que a gasolina ou o etanol, o GNV é mais leve que o ar e se dissipa rapidamente em caso de vazamento”, defende.

O poder calorífico da gasolina é superior ao do álcool, portanto, carros movidos a etanol apresentam maior consumo de combustível, em comparação aos que utilizam o derivado de petróleo, estando ambos em condições idênticas de desempenho mecânico.

Assim, podemos dizer que os motores a álcool são mais potentes e menos econômicos que os motores a gasolina. Por falar em gasolina, ela é um combustível menos explosivo e mais inflamável. Outros combustíveis como o diesel e o gnv, que acabam gerando economia para os motoristas, não têm uma alta taxa de propulsão.

diesel

O diesel se torna o grande vilão no trânsito, pois os veículos movidos com este combustível (ônibus e caminhões), não são equipados com bons catalisadores.

O que pega fogo mais rapidamente? Com o combustível na forma de vapor, a mistura com o oxigênio do ar é muito mais efetiva e a combustão ocorre com maior rapidez. Porque ele é rico em hidrogênio, elemento químico que tende a se juntar com o oxigênio do ar para formar água.

O querosene possui ponto de fulgor em 38 °C, tornando-se um combustível relativamente seguro para transporte e armazenamento. A critério de comparação, o ponto de fulgor da gasolina é em -40 °C.

De modo geral, os líquidos inflamáveis são aqueles que entram em combustão com muita facilidade, exemplos deles são o acetileno, solvente, gasolina, benzeno, detergentes sintéticos etc… Já o combustível é uma reação química do tipo exotérmica (libera calor), este fenômeno é chamado de combustão, exemplos deles são óleo ...

metano

Acetileno, amoníaco, hidrogénio, propano, propileno e metano são todos gases inflamáveis, também conhecidos como gases combustíveis.

oxigénio

O próprio oxigénio não é inflamável, mas ajuda à combustão. O azoto e o argon, por outro lado, inibem a combustão. Quaisquer alterações à concentração destes gases não poderá ser detetada pelos sentidos humanos. Caso não sejam manuseados corretamente, poderão ocorrer acidentes.

Na prática, a utilização do álcool produz uma eficiência energética de 70% em relação à gasolina.

oxigênio

É o elemento que ativa e da vida a combustão. Há outros gases que podem comportar-se como comburentes para determinados combustíveis, no entanto, na maioria do casos, o mais comum é o oxigênio. É toda a substância capaz de queimar e alimentar a combustão.

70%

O álcool 70% é um produto inflamável, por isso deve ser manuseado e armazenado com cuidado. A partir dos 16,6ºC, temperatura do chamado "ponto de fulgor", o álcool começa a liberar vapores que, ao entrarem em contato com fontes de ignição, como chamas ou faíscas, podem entrar em combustão.

Antonio Alexandre Ferreira Correia: com gasolina, o motor aquece mais rápido e o consumo do combustível, em km/l, é menor (quando comparado ao etanol). Além disso, o veículo fica mais lento, ou seja, perde em aceleração e retomada de velocidade.

Apesar de ser mais caro, uma grande vantagem do carro a diesel é que ele é mais econômico, pois tem uma autonomia maior e o curso do combustível é menor. Além disso, é um motor que dura muito mais tempo. Se você não pretende trocar de veículo tão cedo ou quer um valor de revenda melhor, é uma boa opção.

No Japão, as gasolinas de maior octanagem são as Premium com 100 octanas RON. Na Malásia – e também nas Filipinas – a Petron Blaze Euro 4 tem 100 octanas RON. Ela tem 50 ppm de enxofre e 1% de benzeno. Cingapura tem 98 octanas, enquanto a China fica limitada em 95 octanas.