Qual e o combustível de uma estrela?

Perguntado por: igaspar . Última atualização: 1 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 12 votos

hidrogênio

O hidrogênio é o principal combustível do reator nuclear que existe dentro da estrela. Ele produz a energia que faz brilhar o Sol e as milhares de estrelas que vemos no céu.

As estrelas são compostas essencialmente por dois elementos gasosos, o hélio (He) e o hidrogênio (H). Na área central delas, acontecem as reações termonucleares, em que os átomos de hidrogênio sofrem fusão e dão origem aos átomos de hélio.

As estrelas se formam em imensas nuvens moleculares imersas em nebulosas gasosas existentes nas galáxias. Assim como as galáxias em geral, as nuvens moleculares são feitas quase que inteiramente de hidrogênio e hélio.

Uma supernova é o destino das estrelas maioria (que possuem pelo menos oito massas solares). Quando uma estrela consegue produzir ferro em seu núcleo, ela pára de fazer fusões nucleares, visto que para transformar o ferro em outros elementos se consome mais energia do que se produz.

O que é a luz das estrelas? A estrela é formada por várias camadas de gás hélio e gás hidrogênio, sofrendo constantes reações químicas. … Essas reações liberam energia em forma de calor e de luz. Por isso elas tem temperaturas altíssimas e emitem seu brilho.

VY Canis Majoris

A maior estrela conhecida do Universo é a VY Canis Majoris, também conhecida como VY Cma, que fica a 5 mil anos-luz da Terra e tem 2,9 bilhões de quilômetros de diâmetro, porte 1 800 a 2 100 vezes maior que o do Sol.

Sirius A tem magnitude aparente de -1,46 (quanto menor o número, maior o brilho) e brilha 20 vezes mais que o Sol. Ela fica a apenas 8,7 anos-luz de nós e é considerada a sétima estrela mais próxima da Terra.

Quando uma estrela é formada, ela consiste inicialmente de hidrogênio e hélio criados no Big-Bang, o processo que deu origem ao universo. Devido o enorme campo graviacional, átomos de hidrogênio na estrela colidem e fundem formando núcleos de hélio.

Como todas as estrelas, o Sol brilha porque tem massa demais. Os átomos de hidrogênio do seu núcleo não suportam o peso sobre eles e se fundem, causando ininterruptas reações nucleares. … Mas daqui a cerca de 7 bilhões de anos, o hidrogênio terá se esgotado e o astro começará a queimar hélio.

Por US$ 54 (aproximadamente R$ 286), os interessados podem adquirir o que a empresa descreve como um “certificado internacional” com o suposto registro da estrela, uma carta estelar e um livro.

O gás Hélio já produzido também será consumido e em poucos milhões de anos ficará extinto no núcleo solar, e então acontecerá o fim trágico do sol: ficará reduzido a uma estrela anã, sem brilho e sem vida.

No caso de estrelas, "frio" significa temperaturas da ordem de 2000 ou 3000K, umas 15 vezes mais quente do que nosso forno de casa. Estrelas azuis têm temperaturas de 20000K ou mais. O Sol é uma estrela amarela, de temperatura intermediária, próxima a 6000K.

Apesar de comum, a metáfora “virou uma estrelinha” não é a melhor forma de contar a uma criança que alguém que ela gostava morreu. A principal dica para comunicar às crianças sobre a morte de alguém é ser sincero e literal.

4,603 × 10^9 anos

É possível pousar em uma estrela? Se considerarmos o Sol, precisamos lembrar que a temperatura de sua superfície é de 5780 graus Kelvin (em torno de 6050 graus Celsius), uma temperatura que vaporizaria qualquer material. Portanto não é possível fisicamente tocar-se em uma estrela como o Sol.

Quando há um desequilíbrio na atmosfera (agitação), a luz da estrela recebe um desvio para vários rumos diferentes. Então a visualização da estrela recebe pequenas alterações em seu brilho e no lugar onde está situada, e com isso começa a piscar.

Quantas estrelas nascem por ano na Via Láctea?

Via Láctea
Estrada de Santiago, Caminho de Santiago
Quantidade de estrelasentre 100 e 400 bilhões
Período de translação do Sol ao redor do centro225 milhões de anos
Sentido de rotação da galáxiahorário

branco

Do espaço, o Sol aparece em sua verdadeira cor: o branco.

Quais são os sistemas solares conhecidos?

Sistema planetário
Distância ao Cinturão de Kuiper50 UA
Número de estrelas conhecidas1 Sol
Número de planetas conhecidos8 Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano, Netuno
Número de planetas anões conhecidos5 Ceres, Plutão, Haumea, Makemake, Éris