Qual é o coletivo de mamute?

Perguntado por: ealbuquerque5 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.6 / 5 7 votos

Resposta: Eles são da família dos Mamíferos, então eles podem ser Bando ou Manada.

Características do mamute
O tamanho do mamute é uma de suas principais características, algumas espécies podiam alcançar até 5 metros de altura e pesar até 20 toneladas. Eles possuíam uma grossa camada de pelos e gordura para ajudar a suportar as baixas temperaturas dos locais que viviam.

Ambos eram herbívoros, mas os mastodontes possuíam dentes com formato cônico, projetados para esmagar folhas e galhos com mais facilidade. Já os mamutes apresentavam molares rugosos, permitindo que cortassem a vegetação e pastassem como os elefantes modernos.

Espécies de parentesco próximo: mamutes (também extintos) e elefantes asiáticos. Onde habitava: região central do Brasil, entre os estados da Bahia e do Paraná. Em que época existiu: 10 mil anos atrás (com base nos fósseis mais recentes).

O processo de extinção dos mamutes iniciou-se a cerca de 10.000 anos, quando vários animais desapareceram. Alguns desses mamíferos sobreviveram isolados por mais algum tempo, sendo que, há cerca de 4000 anos, os últimos espécimes morreram.

baleia-azul

O maior animal conhecido hoje é a baleia-azul, podendo ultrapassar 20 metros de comprimento e 150 toneladas.

elefante-africano

Afinal, qual o maior animal terrestre que já existiu? Hoje, o maior animal que anda pelo nosso planeta é o elefante-africano, que pode chegar a ter quatro metros de altura e 10 de comprimento para um peso de até sete toneladas.

baleia-azul

A antiga baleia Perucetus colossus retratada em seu habitat costeiro. A baleia-azul há muito tempo detém o título de maior animal de todos os tempos, um gigante do oceano que atinge mais de 30 metros de comprimento e pesa mais de 200 toneladas.

Estes animais extinguiram-se provavelmente devido às alterações climáticas do fim da Idade do Gelo. Descobertas mostram também que o ser humano teve papel fundamental sobre a extinção dos Mamutes.

Ibex-dos-Pirineus (Capra pyrenaica pyrenaica)
Ele foi o primeiro a ser considerado extinto por duas vezes. Na década de 80, algumas espécies viviam em cativeiro, contribuindo para a realização de programas de reprodução. No entanto, foi em 1997 que a última espécie viva morreu.

elefante-asiático

Atualmente, o parente mais próximo dos mamutes é o elefante-asiático (Elephas maximus) que apresenta características no material genético (DNA) que aproximam as duas espécies, apesar das comparações morfológicas não serem tão evidentes.

O Mamute-do-Rio-Songhua (Mammuthus singari), que viveu no norte da China foi a maior espécie de mamute descoberta até hoje, e o Mamute-Imperial (Mammuthus imperator) sendo a espécie mais alta, tendo 5 metros de altura e podendo pesar de 14 a 18 toneladas vivendo na Europa, Ásia e América do Norte.

Há muitas teorias sobre o que causou a extinção deles, a maioria relacionada às mudanças climáticas e/ou caça humana, segundo a Simon Fraser University. Alguns cientistas acham que a Terra aqueceu rápido demais com o fim da Idade do Gelo, então, o mastodonte não conseguiu se adaptar o bastante.

Há alguns indícios de que os mamutes eram caçados por humanos, mas o fim da Era Glacial acabou provocando efeitos no clima que não possibilitaram a sua existência em diversos locais do mundo.

elefante-africano

No entanto, em cativeiro eles tendem a viver menos, cerca de 65 anos. O elefante-da-savana é a maior espécie de elefante-africano, bem como o maior e mais pesado animal terrestre vivo, atingindo de 6 a 7,3 metros de comprimento e 3,2 a 4 metros de altura na cabeça, e pesando de 6 a 12,3 toneladas.

Continuar lendo Tinha mamute no Brasil?