Qual é o coletivo de caramujo?

Perguntado por: ofogaca9 . Última atualização: 20 de maio de 2023
4.5 / 5 18 votos

- Rebanho ou gado - responderam, ambos, o caramujo e o bem-te-vi.

Caramujos e caracóis desempenham um papel importante nos ecossistemas pois são espécies detritívoras. Alimentado-se de matéria animal e vegetal em decomposição, folhas vivas, minhocas, fungos e outras espécies de caracol.

São moluscos gastrópodes, ou seja, animais do corpo mole e com "pés na barriga" (usam a barriga para se mover). Possuem dois olhos que ficam na ponta de tentáculos que podem ser retraídos pelo animal em situação de perigo.

Para resumir: o caracol vive na terra e tem uma concha muito mais delicada, enquanto o caramujo conta com uma concha mais resistente e pode ser encontrado na água doce ou salgada. Já a lesma pode viver tanto no mar quanto na terra, mas não possui concha (salvo raras exceções, em que é encoberta pela pele).

Mollusca

Caracóis, caramujos, ostras, lesmas, polvos. Todos esses animais pertencem ao filo Mollusca. O nome do grupo já fornece uma pista sobre uma característica compartilhada por todos eles. Mollusca vem do latim Mollis, que significa "mole".

Segundo o Professor Dr. Carlos Graeff-Teixeira, da PUCRS, as lesmas entre outros moluscos, podem ser hospedeiros intermediários de Angiostrongylus costaricensis, nematoide causador da “angiostrongilíase abdominal” em pessoas e animais domésticos.

cinco anos

Após o nascimento, um caramujo pode viver aproximadamente por cinco anos. O principal mecanismo de defesa de A. fulica é a sua concha dura, dentro da qual o molusco pode se proteger de predadores e das condições ambientais desfavoráveis.

Predadores: roedores, javalis, crustáceos terrestres e outras espécies de caracóis.

Então, se eles andarem por cima de frutas e verduras e elas não forem bem lavadas, poderá ocorrer uma infecção. Crianças costumam ser bem curiosas, é importante ter cuidado com elas porque podem colocar o caramujo na mão e depois colocar a mão na boca.

Os caracóis podem dormir por até três anos, ou seja, 10% de todo o seu tempo de vida. É comum encontrarmos caracóis terrestres nos jardins, hortas e pomares, pois eles se alimentam de diversos tipos de plantas.

Os caracóis não têm audição e utilizam especialmente os sentidos do tato e do olfato que se situam em todo o corpo, mas principalmente nas antenas, já que pouco enxergam com os olhos situados nas pontas das antenas maiores.

A esquistossomose é uma doença parasitária, causada pelo trematódeo Schistosoma mansoni, cujas formas adultas habitam os vasos mesentéricos do hospedeiro definitivo (homem) e as formas intermediárias se desenvolvem em caramujos gastrópodes aquáticos do gênero Biomphalaria.

Se alimenta de plantas e pode se nutrir até de tintas de casa. Os caramujos causam danos também em plantações e jardins, já que se alimentam de vegetais.

Estes pequenos moluscos se reproduzem facilmente e se alimentam das plantas, furando e devorando folhas, caules e botões florais por onde passam.

Quais são os tipos caracol comestível? Apesar de existirem mais de 6 mil espécies de caracóis, lesmas e caramujos, todos da família de moluscos gastrópodes, apenas 12 espécies do gênero Helix são utilizadas para alimentação e têm o título de escargot, que em francês significa “caracol comestível”.