Qual e o código verificador do RG?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 24 de abril de 2023
4.6 / 5 14 votos

O dígito verificador é um número geralmente localizado após o hífen e pode existir em documentos como o RG, CPF, CNPJ e contas bancárias. Sua principal função é validar as informações, evitando fraudes e erros. Entenda.

O Dígito verificador (dígito que vem após o traço) é um mecanismo de autenticação utilizado para verificar a validade e a autenticidade de um valor numérico, evitando dessa forma fraudes ou erros de transmissão ou digitação.

Em São Paulo e no Rio de Janeiro, por exemplo, o RG segue o modelo mais comum no país: oito algarismos mais um dígito de confirmação, o tipo 12 345 678-9.

Os primeiros oito dígitos, ABCDEFGH, formam o número-base definido pela Receita Federal no momento da inscrição. O nono dígito, I, define a Região Fiscal responsável pela inscrição. O penúltimo, J, é o dígito verificador dos nove primeiros. O último, K, é o dígito verificador dos noves anteriores a ele.

Hoje, cada Estado tem uma sequência própria de números para identificar seus cidadãos. Em São Paulo, o documento tem nove dígitos; no Rio Grande do Sul, dez; e no Distrito Federal, sete. A previsão oficial é que as sequências sejam totalmente substituídas nos próximos dez anos por uma nova série, que terá dez dígitos.

Os RG sem o dígito verificador estão desatualizados, motivo pelo qual os sistemas recusam. É necessário que o usuário providencie um novo documento, com a inclusão do dígito, junto aos órgãos competentes de seu município.

Não existe um padrão para a quantidade de dígitos em um número de RG. Isso acontece por um motivo bem simples: como pela lei brasileira cada estado pode emitir RG e possuir diferentes órgãos expedidores do documento, não existe algo fixo.

O que é o dígito verificador 02? Ao realizar a consulta do seu CPF, pode aparecer como resultado “Dígito verificador 02”. Isso significa que o status do seu CPF é suspenso. Se o dígito for 00, ele estará em situação regular.

Quando ocorre a morte de algum contribuinte, o CPF precisa ser cancelado. Se não houver bens a inventariar, o meeiro ou herdeiro (ou seus representantes legais) precisa levar a certidão de óbito a uma unidade da SRF e solicitar o cancelamento do CPF.

O número do RG está localizado no verso do documento, na parte atrás da foto, e é identificado pela sigla RG ou Registro Geral.

Órgão emissor do RG (carteira de identidade)
Um exemplo é a Secretaria de Segurança Pública (SSP) de cada Estado ou Unidade Federativa (UF). Para encontrar o órgão emissor no RG, verifique a informação impressa na parte superior do documento, no lado da foto e da digital.

Você pode consultar o número do RG pelo seu CPF, no portal Meu INSS. O processo pode ser feito pelo site ou aplicativo para celular.

Conteúdo

  • Período pré-padronização. ...
  • Primeiro modelo padronizado (1983 - 2019) ...
  • Segundo modelo padronizado (2019 - 2022) ...
  • Terceiro modelo padronizado - unificado (a partir de 2022) ...
  • Alterações no terceiro modelo padronizado (a partir de junho de 2023)

O que colocar quando a agência do banco não tem dígito? Quando a agência do seu banco não tem dígito, você deve completar preenchendo com o número 0. Por exemplo, caso sua agência seja o número 1234, ao realizar uma transferência, você pode preencher 1234-0.

O Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) é um registro gerenciado pela Receita Federal, que armazena informações cadastrais de todos os cidadãos inscritos. Cada pessoa registrada possui um único número de identificação formado por onze dígitos.

Por que o dígito verificador do meu RG é X? Quando um RG possui o dígito verificador como X, significa que o número do DV é o 10, só que escrito em algarismo romano.