Qual é o código de ética do contador?

Perguntado por: iagostinho3 . Última atualização: 21 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 9 votos

O Código de Ética Profissional do Contador (CEPC) disciplina a atividade exercida privativamente pelo bacharel em Ciências Contábeis. O documento foi aprovado pela Resolução n.º 803, publicada em 1996 pelo Conselho Federal de Contabilidade e está disponível para download no site da entidade.

De acordo com o novo Código de Ética Profissional do Contador, propagandas e comunicações de contabilidade devem ter caráter meramente informativo, serem moderadas e discretas.

O que é ética na Contabilidade? A ética na Contabilidade diz respeito aos elementos que orientam a conduta dos profissionais e instituições da área, com o objetivo de atender às expectativas de comportamento correto.

A ética em pesquisa se baseia nos três princípios fundamentais abaixo:

  • Respeito pelas pessoas.
  • Beneficência.
  • Justiça.

O Código de Ética Profissional é o conjunto de normas éticas, que devem ser seguidas pelos profissionais no exercício de seu trabalho. Este código é elaborado pelos Conselhos, que representam e fiscalizam o exercício da profissão.

São princípios éticos dos profissionais da contabilidade: a) Integridade – ser franco e honesto em todos os relacionamentos profissionais e comerciais. b) Objetividade – não permitir que comportamento tendencioso, conflito de interesse ou influência indevida de outros afetem o julgamento profissional ou de negócio.

Algumas responsabilidades do contador que fazem da rotina contábil da empresa são as seguintes:

  • Elaboração de contratos;
  • Registros comerciais;
  • Folha de pagamento;
  • Contas a pagar e receber;
  • Conciliação bancária;
  • Fluxo de caixa;
  • Relatórios financeiros.

Direitos do Contador
Transferir o contrato de serviços sob a sua responsabilidade a outro profissional, desde que com a concordância do cliente, sempre por escrito; Transferir, parcialmente, a execução dos serviços a seu cargo a outro profissional, mantendo sempre como sua a responsabilidade técnica.

O Conselho Federal de Contabilidade, órgão de representação maior da categoria, criou o Código de Ética Profissional do Contabilista – CEPC através da Resolução nº 803/96, de 10/10/1996 e tem por objetivo “fixar a forma pela qual se deve conduzir os Profissionais da Contabilidade, quando no exercício profissional e nos ...

São exemplos de ideais éticos que se conservam atuais: “resguardar os interesses de seus clientes, sem prejuízo da dignidade profissional” e, entre outros, “conservar sempre a profissão a que pertence como o seu mais alto título de honra, tendo sempre em vista a elevação moral da classe, patenteada nos seus atos”.

Com a reformulação do Código Civil, o contador responderá pessoal e solidariamente perante a empresa e a terceiros. Por diante, o mesmo focaliza-se nas determinações quanto à escrituração contábil e fiscal.

Art. 8º É vedado ao Profissional da Contabilidade oferecer ou disputar serviços profissionais mediante aviltamento de honorários ou em concorrência desleal.

Art. 3º São Princípios Fundamentais de Contabilidade: I) o da ENTIDADE; II) o da CONTINUIDADE; III) o da OPORTUNIDADE; IV) o do REGISTRO PELO VALOR ORIGINAL; V) o da ATUALIZAÇÃO MONETÁRIA; VI) o da COMPETÊNCIA; e VII) o da PRUDÊNCIA.

Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético.