Qual é o Cid de pielonefrite?

Perguntado por: equaresma2 . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.7 / 5 3 votos

CID 10

N11.0Pielonefrite não-obstrutiva crônica associada a refluxo
N11.1Pielonefrite obstrutiva crônica

É considerada como um quadro grave, uma vez que, quando as bactérias atingem os rins, elas podem também alcançar a corrente sanguínea e se disseminarem por todo o organismo. Causam uma infecção generalizada, quadro que pode levar o paciente a óbito. Existem duas formas diferentes de manifestação da pielonefrite.

Levofloxacina 750 mg uma vez ao dia por cinco dias é adequado para tratamento de pielonefrite aguda não complicada, mas não para casos complicados.

CID N20: o que significa? A CID N20 – Calculose do rim e do ureter é uma condição caracterizada pela formação de estruturas sólidas nos rins ou no canal urinário. Esta condição é popularmente chamada de “pedra nos rins”.

Confira os direitos dos trabalhadores infectados
É necessário justificar o afastamento por meio de atestado médico, que tem limite máximo de 14 dias.

O diagnóstico é feito por exame de urina, urocultura e exames de imagem. O tratamento se faz com antibióticos e correção de alterações estruturais.

A pielonefrite pode levar ao desenvolvimento de sequelas renais, sepse e morte.

Entre os sintomas da pielonefrite estão febre, dor na lombar, dor em um ou nos dois rins, calafrios, náuseas, vômitos, ardência e sangramento ao urinar. Em alguns casos, a infecção também causa cólica renal intensa, como a causada pelos cálculos.

Quais são as causas da pielonefrite? A causa mais frequente da pielonefrite está nas bactérias, que penetram o trato urinário por meio da uretra e afetam os rins. Entre as bactérias que mais frequentemente causam esse tipo de infecção, está a Escherichia coli.

A internação vai acontecer quando houver suspeita de pielonefrite aguda com complicações, com impossibilidade de hidratação oral, quando o paciente estiver muito debilitado ou se for uma paciente grávida. No caso da gravidez, esse problema pode trazer um risco de parto prematuro e também promove ameaças ao bebê.

Ela acomete o parênquima renal, onde se localizam as estruturas funcionais produtoras de urina, e o bacinete (ou pelve renal), porção dilatada do rim, com o formato aproximado de um funil, cuja função é facilitar o fluxo da urina pelos ureteres, a fim de que seja armazenada na bexiga e depois eliminada pela uretra.

Verificada a CID Z76. 5, a empresa pode optar por desligar o funcionário por justa causa. Existem sentenças recentes da Justiça do Trabalho que mantiveram a razão do empregador nesse tipo de decisão.

CID N18 é o código para Insuficiência renal crônica, conforme a Classificação Internacional de Doenças.

CID 10 - A49 - Infecção bacteriana de localização não especificada - iClinic.

CID Z76.3 no atestado médico.

I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias (A00 a B99); II – Neoplasias [tumores] (C00 a D48); III – Doenças do sangue e dos órgãos hematopoéticos e alguns transtornos imunitários (D50 a D89); IV – Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas (E00 a E90);

A Classificação Internacional de Doenças (CID) é a base para identificar tendências e estatísticas de saúde em todo o mundo e contém cerca de 55 mil códigos únicos para lesões, doenças e causas de morte.

As 7 doenças que mais provocam afastamento do trabalho

  • Dor nas costas. Este é um dos principais motivos que afastam trabalhadores. ...
  • Lesões no joelho. O segundo sintoma mais frequente são as dores no joelho. ...
  • Doenças do coração. ...
  • Hérnias inguinais. ...
  • Depressão e estresse. ...
  • Varizes. ...
  • Câncer de mama.

Em um prazo de 60 dias, se o funcionário apresentar atestados com o mesmo CID (mesma doença), cuja soma dos dias seja superior a 15 dias(seja contínuo ou não), ele poderá ser encaminhado ao afastamento pelo INSS.