Qual é o Cid de diverticulite?

Perguntado por: icarvalho . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 7 votos

Doença diverticular do intestino (K57)

A diverticulite pode ser confirmada por meio de ultrassonografia de abdome e tomografia computadorizada. Exames de sangue (hemograma) e de urina também são úteis para ajudar rio diagnóstico diferencial.

De acordo com esta evolução, a diverticulite aguda se apresenta em quatro graus: (1) inflamação e infecção limitada à parede do intestino grosso; (2) abscesso (presença de pus) próximo ao divertículo comprometido; (3) perfuração do abscesso com vazamento de pus para toda a cavidade abdominal; e (4), o vazamento de ...

A diverticulite é muitas vezes chamada de “apendicite do lado esquerdo”. Os sintomas podem ser muito parecidos, visto que o processo fisiopatológico é semelhante. Em geral, os sintomas da diverticulite aguda são: Mal-estar.

Qual a causa da diverticulite? A causa da diverticulite é consequência do acúmulo de fezes nas bolsas e saliências , gerando a infecção e inflamação dos divertículos.

Complicações da diverticulite
A inflamação intestinal provocada pela diverticulite pode levar à formação de fístulas que conectam o intestino grosso a outros órgãos. As fístulas costumam se formar quando um divertículo inflamado no intestino grosso entra em contato com outro órgão (por exemplo, a bexiga).

São indicadas as caminhadas e corridas de 30 minutos ou mais, andar de bicicleta e natação. O importante é escolher as atividades que mais tragam prazer; Melhora na hidratação, com o consumo de dois litros de água por dia; Uso de medicamentos apensar se houver indicação de um médico.

O sintoma mais comum da diverticulite é a dor abdominal. O sinal mais comum é a presença de dor ao palpar a região lateral esquerda e inferior do abdômen. Se a infecção esteja presente febre, náusea, vômitos, calafrios, cólicas e constipação podem ocorrer.

Vamos lá: quando falamos em crise de diverticulite, temos uma paciente que está com dificuldades de digestão e, assim, deve ingerir alimentos de fácil digestão e com poucas fibras, além de também priorizar a ingestão de líquidos claros e chá de camomila, mantendo-se por 24 horas.

Alimentação para diverticulite e diverticulose
Fibras: dê preferência para alimentos integrais, como o arroz, pães e massas.

Nesses casos, é maior o risco de os resíduos intestinais escaparem para a cavidade abdominal e provocarem uma complicação chamada peritonite.

A dor na diverticulite pode irradiar-se para o flanco, dorso ou regiao suprapúbica.

A cirurgia nem sempre é necessária em casos de diverticulite, já que os antibióticos costumam ter sucesso no controle da infecção. Entretanto, caso os medicamentos não sejam suficientes e os abscessos se formarem, o procedimento cirúrgico será necessário para evitar complicações mais sérias.

Quais são os sintomas da diverticulite? Quando há inflamação, os sintomas mais comuns são dores abdominais. Pode ocorrer também sensibilidade, principalmente na parte inferior esquerda do abdômen, inchaço ou gases, febre e calafrios, náusea e vômitos, falta de apetite e alimentação insuficiente.

A diverticulite provoca fortes dores abdominais, sensibilidade no abdômen (especialmente no lado inferior esquerdo), inchaço ou gases, náusea e vômitos, febre e inapetência. A intensidade dos sintomas depende da gravidade da inflamação, que em casos menos graves pode passar despercebida.