Qual é o Cid de colesterol alto?

Perguntado por: icrespo . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.6 / 5 18 votos

O CID E78 significa que o paciente apresenta dislipidemia. Ou seja, um conjunto de distúrbios nos níveis de lipídios no sangue, também chamado de hiperlipidemia ou hiperlipoproteinemia.

O termo hiperlipidemia (dislipidemia) significa altos níveis de gordura na corrente sanguínea. A hiperlipidemia inclui uma série de condições onde as gorduras estão elevadas mas, de maneira geral, ela se aplica a alta de colesterol e de triglicérides no sangue.

Informações sobre o CID E782
A categoria E782 refere-se a hiperlipidemia mista e faz parte do grupo entre E70 e E90 e do Capítulo IV do livro CID 10.

Exames para
Para os portadores de hipercolesterolemia familiar o principal exame é a análise de colesterol no sangue. A análise do sangue deverá ser refeita periodicamente a pedido do médico para acompanhar a saúde do paciente.

O colesterol alto é responsável pelo aparecimento de doenças cardiovasculares, hepáticas e outras complicações de saúde, como obesidade e diabetes. Além de serem causadas por hábitos alimentares irregulares, essas patologias também podem ser adquiridas através da hereditariedade.

Embolismo provocado pelo colesterol
Este fenómeno pode provocar danos e sintomas na pele como úlceras nas pernas; despigmentação; gangrena; e dedos dos pés azuis ou roxos.

Altos níveis de colesterol geralmente não causam sintomas, por isso é importante fazer o controle regularmente. O valor de referência desejável para o colesterol total é abaixo de 190 mg/dL. Quando há o aumento desses níveis, ocorre a dislipidemia.

Quem tiver colesterol total elevado e LDL acima de 130, necessita dieta, perda de peso e exercícios. Recomenda-se o uso de medicação para aqueles com LDL alto, acima de 190 apesar da dieta. Para quem tiver mais de dois fatores de risco, a recomendação de remédios é feita em níveis mais baixos de LDL, por volta de 160.

As triglicérides, assim como o colesterol, são gorduras presentes no sangue. Os triglicerídeos compõem a molécula do VLDL, que é o colesterol de muito baixa densidade e, portanto, contribuem para os níveis de colesterol total.

As gorduras, principalmente as saturadas que estão presentes em alimentos de origem animal, podem contribuir para elevar esse tipo de gordura, além de provocar outros malefícios como hipertensão, insônia, anemia, mau funcionamento do sistema imunológico, entre outros.

Diminuir o uso de óleo, evitar o consumo de alimentos gordurosos, frituras e alimentos ricos em colesterol, principalmente os de origem animal, como por exemplo: leites e derivados integrais, ovo, bacon, frios e embutidos (mortadela, presunto, salame, salsicha, linguiça, etc.), miúdos (fígado, coração, moela) e camarão ...

5 FORMAS DE BAIXAR O COLESTEROL RAPIDAMENTE

  1. Consumir bebidas e alimentos ricos em fibras, como frutas e sucos sem açúcar.
  2. Evitar comidas gordurosas, como fast-food.
  3. Evitar fumar.
  4. Evitar bebidas alcoólicas.
  5. Praticar exercícios físicos pelo menos 3 vezes na semana.

Com o tempo, a aterosclerose pode levar ao desenvolvimento de outras doenças cardiovasculares, além de apresentar sinais e sintomas que variam de acordo com as artérias atingidas, como: dores no peito, dor nas pernas ao caminhar, dormência, falta de ar, palpitações, problemas de sono, fadiga (cansaço) e confusão mental ...

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Adotar um programa regular de exercícios físicos, controlar a ingestão de gorduras e o peso, não fumar, nem sempre é o suficiente para controlar os níveis do colesterol no sangue e é necessário apelar para o uso contínuo e ininterrupto de medicamentos.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

Aqui estão algumas maneiras de usar o limão para esse fim:

  1. Adicionar suco de limão em água. Beber água com suco de limão fresco pode ajudar a melhorar o perfil lipídico. ...
  2. Temperar alimentos com limão. Use o suco de limão como tempero em saladas, legumes, peixes e outras refeições. ...
  3. Utilizar casca de limão. ...
  4. Chá de limão.

Normal: menor que 150 mg/dL com jejum e menor que 175 mg/dL sem jejum. Valores acima destes já são considerados preocupantes.

Risco muito elevado:
Colesterol total <175 mg/dl.

A olanzapina e a clozapina aumentam os níveis séricos de colesterol total. Além disso, a olanzapina, assim como a risperidona, aumenta também os níveis de triglicérides através de mecanismo desconhecido.