Qual é o ciclo da teníase?

Perguntado por: ejesus . Última atualização: 3 de maio de 2023
4.1 / 5 6 votos

O homem contrai a teníase ao alimentar-se da carne mal passada ou crua contendo os cisticercos vivos. As larvas são liberadas, o escólex da tênia fixa-se no intestino delgado, e o parasita desenvolve-se alimentando-se dos nutrientes, liberados no processo de digestão, por absorção pela superfície corpórea.

Através de alimentos ou água contaminada com fezes de humanos portadores da tênia. Quando uma pessoa com tênia defeca no chão ao ar livre, ou em casinhas (privadas), libera esses ovos, que são levados pelo vento, contaminando as águas dos rios e fontes, as verduras, o pasto, etc.

A ingestão de vegetação contaminada pelos ovos (ou proglotes) infesta o hospedeiro intermediário (bovinos e outros herbívoros). No intestino do animal, os ovos liberam a oncosfera, que evagina, invade a parede intestinal e migra para os músculos estriados, onde se desenvolve no cisticerco.

O único hospedeiro definitivo de ambas as tênias (fase adulta do parasito) é o homem, em cujo intestino delgado se alojam. Os hospedeiros intermediários de Taenia solium são os suínos e os deT. saginata são os bovinos, desenvolvendo-se na musculatura (ACHA & SZYFRES, 1986; REY, 1991).

A teníase é uma verminose causada por duas espécies de platelmintos, a Taenia solium e a Taenia saginata. O ciclo da doença é o mesmo no caso de contaminação com qualquer uma das espécies. A diferença está no fato de a Taenia solium ter como hospedeiro intermediário o porco, e a Taenia saginata, o boi.

Os médicos diagnosticam teníase intestinal através da descoberta de segmentos ou ovos do verme em uma amostra de fezes e diagnosticam cisticercose identificando os cistos em outros locais do corpo ao fazer exames de imagem ou de sangue.

A teníase é uma doença causada pela ingestão da larva da Taenia solium ou da Taenia saginata, as quais evoluem para a forma adulta dentro do intestino delgado. A infecção geralmente é assintomática, mas pode causar algumas manifestações, como dores abdominais, flatulência, náuseas e vômitos.

A teníase é causada pela Taenia solium e/ou pela Taenia saginata, também conhecida como “solitária”. Já a cisticercose é causada pelas larvas dessas espécies de parasitas. É adquirida pelo homem quando ele ingere carne o cisticerco (larva) e este evolui para a forma adulta no intestino delgado.

As tênias vivem na mucosa do intestino delgado, fixas através do rostro ( 4 cavidades no escólex). O Cysticercus cellulosae é encontrado no tecido subcutâneo, muscular, cardíaco, cerebral e no olho do suíno, e acidentalmente no homem e cão.

O hospedeiro definitivo dessa tênia é exclusivamente o homem e os hospedeiros intermediários, na maior parte das vezes, são os bovinos. Há, portanto, três fases no ciclo de vida deste parasitas: adulto no hospedeiro definitivo, ovos no ambiente e cisticercos (fase larval) no hospedeiro intermediário.

As formas adultas do verme podem viver mais de 20 anos no intestino do hospedeiro produzindo diariamente milhares de ovos que são excretados com as fezes. Quando ingeridos por hospedeiros intermédios, os ovos vão dar origem a larvas (cisticercos) que podem migrar até aos músculos.

O homem adquire teníase quando ingere carne suína, crua ou parcialmente cozida, contendo cisticercos. Os suínos, por outro lado, adquirem cisticercose quando ingerem ovos de T. solium, presentes no ambiente contaminado por matéria fecal de seres humanos contaminados.

Cisticercose é a infecção causada pelas larvas de T. solium, que se desenvolve depois da ingestão de ovos excretados nas fezes humanas.

Segundo estimativas conservadoras da Organização Mundial da Saúde (OMS), há pelo menos 2,5 milhões de pessoas infectadas com teníase no mundo, distribuídas principalmente na América Latina, na antiga União Soviética, no Extremo Oriente incluindo a Índia, e no Continente Africano.

COMO EVITAR A DOENÇA:
Lave bem as verduras, frutas e legumes antes de ingeri-los; Só use água tratada, fervida ou filtrada para consumo, limpeza de alimentos e utensílios; Não usar fezes humanas para adubação nem água sem tratamento para a irrigação de hortas; Use luvas quando for mexer com terra.

O tratamento adequado de dejetos humanos interrompe o ciclo de vida e, dessa forma, ajuda a prevenir infecções por tênias de vacas ou tênias de porcos, inclusive a cisticercose. A infecção por tênia-anã pode ser prevenida evitando-se os seguintes: Alimentos e águas com provável contaminação por fezes.

Isolamento - Para os indivíduos com Cisticercose e/ou portadores de Teníase, não ha necessidade de isolamento. Para os portadores de Teníase, entretanto, recomenda-se medidas para evitar a sua propagação: tratamento específico, higiene pessoal adequada e eliminação de material fecal em local adequado.

A Teníase pode não apresentar sintomas, mas alguns deles são: alterações do apetite, dores abdominais, diarreia ou constipação, perda de peso, tontura, fraqueza, irritabilidade, cansaço, náusea e vômitos. Além disso, se o verme obstrui o apêndice, o colédoco ou o ducto pancreático, a Teníase pode provocar complicações.